A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (20), projeto de lei 189/2019, que institui em junho o Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba. A proposta é do deputado estadual Wilson Filho (PTB), presidente da frente parlamentar que trata da problemática.
“É um problema que não escolhe classe social. Pode atingir todas as famílias, das mais ricas e abastadas às mais pobres e humildes. Toda a sociedade está vulnerável. É um problema que só tende a crescer se não for combatido de maneira enfática. E é um problema que se relaciona de maneira direta com a saúde, com a segurança pública. Portanto, a importância de se ter um mês para tratar deste assunto”, justificou.
O projeto prevê que no mês de junho será realizada uma agenda de campanhas de conscientizção e palestras informativas sobre o dano causado pelo uso de drogas, tanto no nível individual, como social.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), comemorou a aprovação da lei e avaliou que o problema das drogas é hoje uma epidemia que não atinge mais apenas os grandes centros urbanos, portanto, a necessidade da implantação de políticas públicas que diminuam a vulnerabilidade da sociedade com relação ao tema.
“A questão das drogas é uma epidemia que está muito forte, não só nas capitais e grandes cidades, como nos interiores e pequenas cidades. Precisamos ter políticas públicas para que possamos combater com esta situação e buscar soluções”, ressaltou.
A lei segue agora para sanção do chefe do Executivo estadual, João Azevêdo (PSB), para que junho deste ano seja, pela primeira vez na história paraibana, o Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba.
Paraíba sem Drogas
Ainda durante a sessão ordinária dessa terça-feira, foi aprovada, também por unanimidade, o projeto de resolução que cria a campanha ‘Paraíba sem Drogas’. A ideia surgiu em visita do parlamentar ao estado do Ceará. Lá, após audiências com entidades e autoridades, Wilson Filho tomou conhecimento da campanha Ceará Contra as Drogas, que mobilizou todos os setores da sociedade e foi capitaneada pela Assembleia Legislativa do Ceará no combate à epidemia crescente do consumo de drogas. Aqui, o mesmo deve acontecer com a ALPB sendo protagonista do processo.
Histórico de luta na causa
A luta de Wilson Filho (PTB) no combate ao problema vem desde de 2011, quando ele assumiu a 1º vice-presidência da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados e realizou palestras em diveras cidades brasileiras, além de promover audiências em municípios paraibanos para conscientizar os diversos segmentos da sociedade sobre os males do uso de drogas.