Após a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovar, por unanimidade, no último dia (20), o projeto de lei 189/2019, que institui em junho o Mês de Enfrentamento às Drogas no Estado da Paraíba, foi a vez de o chefe do Executivo, João Azevêdo (PSB), sancionar a lei, que foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta sexta-feira (7). A proposta é do deputado estadual Wilson Filho (PTB), presidente da frente parlamentar que trata da problemática.
“[O uso de drogas] é um problema que não escolhe classe social. Pode atingir todas as famílias, das mais ricas e abastadas às mais pobres e humildes. Toda a sociedade está vulnerável. É um problema que só tende a crescer se não for combatido de maneira enfática. E é um problema que se relaciona de maneira direta com a saúde, com a segurança pública. Portanto, a importância de se ter um mês para tratar deste assunto”, justificou.
O projeto prevê que no mês de junho será realizada uma agenda de campanhas de conscientização e palestras informativas sobre o dano causado pelo uso de drogas, tanto no nível individual, como social.
A primeira ação efetiva do mês já ocorre na próxima quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoverá uma audiência pública de lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas e Defesa da Juventude, bem como o lançamento da campanha ‘Paraíba sem Drogas’.
Histórico de luta na causa
Como deputado federal, Wilson Filho (PTB) foi 1º vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas e realizou palestras em diversas cidades brasileiras, além de promover audiências em municípios paraibanos para conscientizar os diversos segmentos da sociedade sobre os males do uso de drogas.