São João de Santa Luzia bate recorde de público

0

 

Uma média de 40 mil pessoas compareceram por dia à festa. Shows de Mano Walter, Gil Mendes, Forró D2 e Geová e Forró no Jeito animaram a última noite do evento.

O município de Santa Luzia encerrou na madrugada de terça-feira (25) a 77ª edição do seu São João, que é considerado a mais tradicional festa junina do País, realizado desde 1942. O evento ficou marcado este ano pelo recorde de público registrado durante as quatro principais noites, com uma média de 40 mil pessoas por dia, conforme divulgou a organização. Os shows dos cantores Mano Walter, Gil Mendes e das bandas Forró D2 e Geová e Forró no Jeito arrastaram uma multidão ao Parque do Forró, no encerramento do festejo.

Na avaliação do prefeito de Santa Luzia, José Alexandre, o Zezé, o município reeditou em 2019 as grandes edições do seu São João, que ficou marcado pelo protagonismo junino nas décadas de 80 e 90, chegando a ser considerado a principal rota dos turistas que vinham brincar as festas juninas na Paraíba, naquela época.

“A organização buscou promover o resgate dos tempos áureos do São João de Santa Luzia e, graças a Deus, o registro de público nas quatro noites do evento marcou novamente a presença do município no roteiro das principais festas juninas do país, sendo considerada uma das melhores do Nordeste e da Paraíba”, comemorou o prefeito.

O cantor Mano Walter, que tocou na edição de 2017 do São João, comentou sobre o retorno à festa. “É sempre um prazer voltar a esta terra. Há dois anos quando aqui estive, já tinha percebido o carinho e o cuidado da organização com o evento, buscando reeditar a grande festa que Santa Luzia promoveu antigamente, mas agora o São João tomou uma outra proporção, ficou muito maior e com casa cheia. Todos estão de parabéns”, disse.

A ideia foi compartilhada pela cantora Gil Mendes, que apresentou um dos melhores shows desta edição. “Tenho um carinho enorme por Santa Luzia, já tinha recebido informações de que o evento vinha batendo recorde de público, mas esta noite superou todas as minhas expectativas. Agradeço a Prefeitura Municipal pela organização, e ao público lindo deste município por todo o carinho e receptividade”, comentou.

Foto: Mateus Machado

OUTROS SHOWS
Nos demais dias, o São João de Santa Luzia ainda teve na programação os shows de Jonas Esticado, Giannini Alencar, Cavalo de Pau, Giullian Monte, Zé Cantor e o Solteirões do Forró, Raí e o Saia Rodada, Thalles Lessa, Naldinho Cunha, Woxton Nóbrega, Renard Bergson, Titico e o Forró Quentão, entre outras várias atrações.

Uma das novidades nesta edição do São João de Santa Luzia foi a “Tardezinha Junina”, realizada na Praça Alcindo Leite, no Centro do município. Sempre às 16h subiram ao palco artistas e bandas da região. O evento reuniu grande público durante todos os dias de realização.

EMPREGO E RENDA
A realização do São João de Santa Luzia contribuiu para aquecer a economia do município. Cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos foram gerados durante o período, conforme dados da Prefeitura Municipal. Só no perímetro da festa, foram 78 barraqueiros trabalhando dia e noite na comercialização de bebidas e comidas típicas; vendedores ambulantes; hotéis e pousadas lotadas; e dezenas de imóveis privados locados temporariamente para o evento.

“O retorno que o São João de Santa Luzia concede ao município é gigantesco. As pessoas esperam o ano inteiro para poder garantir uma renda extra durante a festa. Os comerciantes com quem conversamos, demonstraram satisfação pelo evento. A festa fortalece o nosso turismo, gera emprego e renda e movimenta de forma pujante a economia local”, disse o prefeito Zezé.

APOIO

O São João de Santa Luzia, edição 2019, teve o patrocínio do Ministério do Turismo, Governo Federal e apoio do comércio e empresas do município e de toda a região. A festa foi transmitida ao vivo durante todos os dias pelas redes sociais do evento no Facebook e Instagram e pelo site oficial (www.saojoaodesantaluziapb.com).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.