Movimentação de cargas no Porto de Cabedelo registra aumento de 11,4% em fevereiro
Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) registrou um aumento de 11,41% na movimentação de cargas no mês de fevereiro, quando comparado ao mesmo período de 2019, incluindo o registro de importações e exportações, com destaque para o coque de petróleo, trigo e ilmenita.
Levando em consideração o primeiro bimestre do ano, a balança operacional do Porto de Cabedelo registrou um aumento de 10,57% em relação aos dois primeiros meses de 2019. Foram 14 navios no período e um total de 184.350 toneladas movimentadas, sendo 108 mil de granéis sólidos e quase 76 mil de granéis líquidos.
“Em janeiro já tínhamos registrado um aumento de quase 10%, o que é um resultado excelente. Quando terminamos fevereiro, o relatório gerencial já mostrava um aumento de 11%, o que é mais um motivo para celebrar o trabalho que toda equipe está fazendo no Porto de Cabedelo”, comemora Gilmara Temóteo, presidente da Docas-PB.
O mês de fevereiro também registrou uma movimentação pioneira no Porto de Cabedelo. O navio Sepetiba Bay atracou em 11 de fevereiro com a missão de embarcar 28 mil toneladas de petcoke da Paraíba para o Rio de Janeiro. A grande diferença está em um modelo de eficiência que foi aplicado com o uso de placas de metal para conter o granel, evitar a perda de material e dar mais agilidade. A operação aconteceu em cerca de 5 dias, indo até o dia 16 de fevereiro.
Aconteceu, ainda, o embarque de 20 mil toneladas de ilmenita para a França. O minério, procedente de Mataraca/PB, é usado em pigmentos, ligas metálicas e revestimentos. O embarque dessa carga durou cerca de quatro dias e, como afirma a presidente, foi fundamental para a balança operacional do Porto de Cabedelo.