UFPB cria comissão de prevenção ao coronavírus e suspende intercâmbio
Provas de proficiências que aconteceriam nos dias 16 e 17 de março também foram canceladas.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou comissão de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (12). A primeira medida do grupo foi cancelar, por tempo indeterminado, as atividades do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) da instituição. Para o ano de 2020, o edital previa 138 vagas de intercâmbio para 33 instituições de 11 países.
Ao todo, 123 estudantes inscritos foram afetados, pois a classificação dos candidatos e as nomeações dependem das universidades estrangeiras que, atualmente, suspenderam as aulas. Também serão canceladas as provas de proficiências (inglês, francês e espanhol) que aconteceriam nos dias 16 e 17 de março e seriam aplicadas pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB.
“Esta decisão valerá até que as universidades estrangeiras retomem suas atividades, pois essa foi a orientação que recebemos delas”, explica Amanda Galvíncio, diretora da Agência UFPB de Cooperação Internacional. Segundo a gestora, as instituições do exterior estão suspendendo aulas presenciais e eventos internacionais.
De acordo com o presidente da comissão e diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPB Eduardo Sérgio, orientações de infectologistas da Sociedade Paraibana de Infectologia, que acabaram de chegar de reunião em Brasília sobre o novo coronavírus, subsidiarão novas medidas.
Por enquanto, a UFPB informa que as aulas serão mantidas e também orienta a comunidade acadêmica internacional e parceiros a evitarem, quando possível, a saída de estudantes, professores, staff administrativo e pesquisadores de seus países para participação em qualquer tipo de mobilidade acadêmica e de evento internacional, até que a situação de saúde pública mundial esteja sob controle.
De acordo com a Secretária de Saúde da Paraíba, no momento, o Estado têm dez casos suspeitos do novo coronavírus. Ao todo, seis já foram descartados e um excluído por não atender a todos os critérios. Portanto, até então, a Paraíba não temnenhum caso confirmado.
Mudanças também na UEPB
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou uma solicitação emergencial de compra de álcool em gel para que a higienização de alunos dos cursos de saúde, como enfermagem e farmácia, que possuem contato direto com pacientes das clínica escolas, seja mais frequente. De acordo com a Pró-reitora de gestão administrativa, Eliana Maia, a instituição recomendou o reabastecimento contínuo de sabão em todos os banheiros dos campi, e os funcionários de serviços gerais também foram orientados a aumentar a limpeza dos corrimãos das escadas e de outros locais de fácil acesso.
A UEPB também criou um Grupo de Trabalho para tratar de assuntos relacionados ao coronavírus, e monitora a situação de quatro estudantes que estão na Espanha pelo Programa Mobilidade Internacional (Promin) da instituição. Conforme a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRi), os alunos têm sido contatados frequentemente tanto por eles quanto pela Universidade de Granada. O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está em Brasília, numa reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, a Andifes, onde deve tratar de assuntos referentes à Covid-19.
Fonte: G1