Primeira Chance: governo abre 450 vagas de estágio para alunos da rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) lançou nesta segunda-feira (18) o site oficial do Programa Primeira Chance. No endereço primeirachance.seect.
De acordo com Rayssa Ferreira Alencar, coordenadora do Programa Primeira Chance, as vagas serão definidas em três modalidades. “Ao todo serão 450 oportunidades para os alunos, sendo 350 para estágios externos e 50 para práticas profissionais dentro das próprias escolas. Além disso, serão oferecidas 50 vagas de estágio em parceria com o Centro de Operações Integradas da Polícia (Ciop) e o Instituto de Polícia Científica (IPC)”, explicou a coordenadora.
Calendário – A partir do dia 1º de junho, serão lançados editais para que as empresas interessadas em receber alunos da Rede Estadual de Ensino possam se cadastrar. Segundo a coordenadora Rayssa Ferreira Alencar, todos os processos devem acontecer de maneira remota.
“Após o lançamento oficial do site com o Banco de Talentos, as inscrições serão iniciadas no dia seguinte e seguem até o dia 5 de junho. No dia 1º de junho, vamos divulgar os editais do programa junto às empresas. Todo esse processo será feito on-line. Em seguida, em julho, acontecerão as entrevistas com os alunos. E, se tudo der certo, em setembro eles já devem estar trabalhando”, disse Rayssa.
Primeira Chance – Criado em abril de 2019, o Programa Estadual Primeira Chance visa o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.
Em 2019 foram 230 vagas, sendo 100 para práticas profissionais e 130 para estágios externos nas áreas de hospitalidade e lazer, têxtil e empreendedorismo, com 44 empresas participantes em todo o estado.