Energisa doará ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19 na PB
Nesta sexta-feira, 25 de setembro, a Energisa Paraíba vai entregar quatro ventiladores pulmonares para o Governo da Paraíba. A doação representa um avanço em termos de inovação. Desenvolvidos com tecnologia 100% nacional, os aparelhos são mais fáceis de manusear e têm custo reduzido em relação a modelos semelhantes do mercado. A entrega acontece às 10h, na Secretaria Estadual de Saúde, Av. Dom Pedro II, Torre.
Em todo o Brasil, o Grupo Energisa vai entregar 38 ventiladores pulmonares para o tratamento da Covid-19. Os recursos fazem parte do Movimento Energia do Bem, liderado pela empresa, que totaliza R$ 8 milhões destinados a ações em diversas frentes de combate ao Coronavírus. Para esta iniciativa, foram doados R$ 570 mil.
“Mais do que distribuir energia elétrica aos lares, temos um compromisso social com os paraibanos. Desde o início da pandemia, estamos atuando em parceria com governo estadual e municipais, apoiando em restruturação de hospitais, além da doação de alimentos e material de limpeza para ONGs, por exemplo. Nossa atuação se faz ainda mais necessária neste momento tão difícil para todos, mas que vamos superar juntos”, comenta, Marcio Zidan, diretor-presidente da Energisa na Paraíba. Em abril, a Energisa doou cerca de 700 máscaras N95 para o Governo do Estado, para distribuição entre os profissionais de saúde que atendiam em tratamento do COVID-19.
A doação, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representa um avanço em termos de inovação. Os ventiladores foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar incluindo médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.
O equipamento está apto para ventilar pacientes com insuficiência respiratória que necessitam de apoio mecânico. “Nos países mais atingidos, a falta de respiradores foi o principal motivo de vítimas fatais. Pensando nisso e na tentativa de salvar vidas, decidimos nos movimentar para desenvolver um novo modelo de ventilador pulmonar”, comentou o Marco Antônio Tonussi, sócio-
Movimento Energia do Bem
A rede de solidariedade liderada pelo Grupo Energisa tem parceria com entidades como Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Senai, Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Unesco. O engajamento promove ações inovadoras e com impacto nas comunidades onde a empresa está presente. O objetivo conjunto é contribuir para minimizar o impacto da pandemia por meio e ações na área de saúde, assistência social, educação, cultura e comunicação.
Na frente da saúde, a empresa fez diversas ações, como a doação protetores faciais e máscaras tipo N95 para hospitais. No campo da cultura, foram desenvolvidas ações como a realização do festival “Fique em Cena”, com lives musicais para a arrecadação de recursos a artistas locais; e com exibição gratuita de filmes na plataforma www.poloaudiovisual.tv com produções nacionais patrocinadas pela empresa no Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG) e em outras regiões.