Empresa conquista o sucesso no concorrido mercado paraibano da comunicação
Servir de ponte entre empresas e veículos de comunicação e influenciadores digitais, no intuito de proporcionar visibilidade positiva e ganhar a confiança da sociedade. Em miúdos, é esse o trabalho desenvolvido pelas agências de assessoria de imprensa e relações públicas. No mercado local, há muitas. Mas poucas têm o mesmo carisma da Vivass Assessoria & Comunicação, primeira agência-boutique da Paraíba neste segmento. Com foco em comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião, ela completa três anos de existência neste mês. A pouca idade da marca não a desmerece, pois a sua história começou bem antes de ela ser oficialmente criada pela jornalista Andréia Barros.
O atendimento prestado pela Vivass é reconhecido pela proximidade com o cliente e pela qualidade na entrega – assim como em uma boutique. Conforme a visão e os valores da empresa, é um serviço altamente personalizado, criativo, que atende às necessidades e aos desejos do contratante, impactando-o positivamente no mercado em que ele atua. Para atingir esse nível de eficiência, Andréia conta que foram necessários anos de empenho, observação e estudo – uma prática que, salienta, não tem prazo de validade. “A assessoria que prestamos hoje não é a mesma de cinco anos atrás. Precisamos estar sempre atentas aos movimentos do mercado, conhecer profundamente o cliente e saber como ajudá-lo com o nosso trabalho. Nosso propósito é tornar o cliente amado, admirado e reluzente”, explica a jornalista.
Mineira de Juiz de Fora, Andréia Barros tem mais de 20 anos de carreira e está há mais de uma década radicada na Paraíba. Como diretora da Vivass, ela atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa, consultoria de comunicação e assessoria de eventos. A farta experiência como jornalista de redação, assessora e gestora de equipes foi a base na qual ela sedimentou o desejo de ter o próprio negócio. Mas não somente. Do sonho à realidade, foi necessário percorrer um caminho que lhe exigiu bem mais do que experiência.
Faro e coragem – “Ao chegar a João Pessoa, percebei que havia poucas empresas e profissionais voltados exclusivamente para a assessoria de imprensa. Então decidi estudar e entrei como sócia de uma empresa de tecnologia da informação, para entender a vida de empresário”, conta. E continuou estudando, para assimilar conceitos de gestão, administração, liderança e empreendedorismo. Em paralelo, a experiência em sociedade lhe deu exemplos do que queria e do que não queria para a sua futura empresa.
Quando percebeu que havia adquirido maturidade suficiente para o voo solo, ela passou por reuniões de branding com agências de publicidade, nas quais sistematizou as suas ideias e entendeu o que realmente queria. Depois, no estúdio criativo Neopop Imaginaria, foi criado o nome e estabelecidas as cores da sua marca. E assim nasceu a Vivass – que se pronuncia Viváss – , agência cujo nome é fruto de um jogo de palavras que define a sua atuação: uma assessoria viva, atenta, íntima do cliente e que funciona como uma via de mão dupla.
Feminina – Lançada no dia 21 de setembro de 2017, em uma festa especial que também comemorou os seus 10 anos de história em João Pessoa e 20 anos de carreira jornalística, a Vivass é o retrato da sua dona: elegante, comprometida, criativa e alegre. E cheia de “fofurices”, como ela sempre faz questão de frisar. Outro ponto interessante na história da Vivass é o fato de Andréia escolher sempre mulheres para formar a sua equipe. “Gosto de ser mulher, de trabalhar com mulheres, de treinar, de liderar e empoderar mulheres. Eu me sinto feliz quando vejo a trajetória vitoriosa de uma mulher em sua carreira, então procuro dar oportunidade a esse grupo, que ainda é tão pouco valorizado na sociedade”, explica. “É muito difícil ser um pequeno empresário neste país. Mas, se você é mulher, o desafio é ainda maior. O mundo empresarial é muito machista e desigual. Por isso, resistência é a palavra de ordem. O mundo empresarial tem de ser educado, nesse sentido”, afirma ela, que é engajada em causas e movimentos de empreendedorismo feminino na Paraíba.
Um time é um time – Nesta pandemia, o escritório da Vivass ficou fechado, mas o trabalho não parou. Todas as colaboradoras trabalharam de casa, seguindo a mesma rotina da agência. O que mudou, neste período? “Mantivemos as nossas rotinas porque entendi que isso solidificaria a cultura organizacional, que sempre foi muito forte e não poderia se perder. Performar sob uma maior pressão também foi um desafio, mas conseguimos, com muita disciplina, focando nos resultados. A tecnologia, que já era presente, ficou indispensável”, detalha Andréia.
No dia em que a agência completou três anos, o trabalho presencial voltou a ser retomado, mas de forma híbrida, com algumas ainda em casa, conforme decisão da própria equipe. Andréia, aliás, atribui o sucesso da sua empresa às colaboradoras. “É muito bom ver a minha equipe cada vez mais focada no cliente e na própria melhoria contínua. Tenho uma equipe muito leal, competente e talentosa. No final das contas, quem ganha o jogo é o time, e o meu time é comprometido, entende e absorve os valores, a missão e a visão da Vivass. É o nosso combustível”.
Reconhecimento – Para Andréia, o caminho para o sucesso é desafiador – mas, ao mesmo tempo, muito gratificante. “Não há nada melhor do que acompanhar de perto o crescimento dos nossos clientes e saber que, na construção daquela história, há tijolinhos que foram colocados pela Vivass. Isso nos dá segurança para seguir adiante, pois sentimos que estamos na direção certa”, ressalta a empresária.
Mas não é só entre clientes, fornecedores e parceiros que a Vivass tem boa reputação. A concorrência também endossa o bom trabalho desenvolvido por Andréia e pelas “vivasszinhas”. “As agências concorrentes são muito parceiras, chefiadas por excelentes profissionais, que se veem como amigos. Tenho profundo respeito e admiração pelas assessorias da Paraíba. É uma concorrência leal, pois são empresas muito qualificadas e entendem os desafios do mercado”.
Autoconhecimento, objetivos, observação, estudo, inspiração, coragem, discernimento , amor pelo ofício – esse é o “combo” sugerido por Andréia para quem pretende trilhar o mesmo caminho. “Não dá para se aventurar. Impostos, fluxo de caixa, reserva de emergência, folha de pagamento, tudo isso deve ser planejado para fechar a conta. E mais: é preciso estar sempre disposto a aprender e aceitar os feedbacks. Conte com pessoas leais e competentes para ajudar e tenha tempo para pensar no seu negócio ”, recomenda.
Currículo – Premiada regional e nacionalmente, Andréia Barros é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduada em assessoria de comunicação pela Universidade Estácio de Sá. Na Paraíba, trabalhou na Revista Nordeste e no portal WSCOM, entre outros locais. Além de dirigir a Vivass, é colunista de negócios da revista RCVIPS e do Portal Paraíba, do Sistema Arapuan. É é editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo. Também escreve no site da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), entidade da qual é membro, na seccional Paraíba. Em agosto de 2016, Andréia recebeu o Título de Cidadã Pessoense, oferecido por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa.
Walter Santos – WSCom