Médico alerta para cuidados com a saúde para quem foi diagnosticado com Covid-19
A consultora comercial Maria da Graça de Moura, de 48 anos, ainda se sente mais cansada do que costumava ficar ao subir as escadarias do prédio onde mora e eventualmente sente alguma dificuldade para respirar. Ela teve Covid-19 no final de dezembro de 2020 e até o início desse mês ainda não havia recuperado olfato e paladar, está fazendo fisioterapia respiratória e sente tontura ao praticar exercícios físicos.
Essas são sequelas bastante comuns entre as pessoas que tiveram a doença. De acordo com o médico de saúde da família da Prefeitura de João Pessoa Felipe Proença, até 70% dos pacientes continuam apresentando algum sintoma até três meses após a cura. “Algumas pessoas mantém dificuldade com olfato e paladar ou indisposição e cansaço físico”, confirma.
O médico recomenda que as pessoas retornem gradualmente as suas atividades normais e não façam exercícios físicos extenuantes. Em relação ao olfato e paladar, ele recomenda que a pessoa faça testes em casa, como por exemplo, perceber se consegue sentir o cheiro do café e provando alguns alimentos.
Ainda segundo o médico, não é necessário tomar nenhum suplemento vitamínico ou medicamento, mas é essencial manter uma boa alimentação e sono regular. O médico lembra que nenhuma suplementação vitamínica substitui uma alimentação balanceada, então o mais importante é seguir as orientações nutricionais, evitando alimentos ultra processados e variando as refeições.
“Tudo que ajuda a manter uma boa imunidade é bom não apenas para quem teve Covid, mas para as pessoas em geral”, finaliza.