A situação grave da pandemia do novo coronavírus no Brasil foi debatida pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta terça-feira (16), durante o Pequeno Expediente da Casa. Na ocasião, os parlamentares reforçaram a importância da vacina e de ações planejadas de combate à Covid.
Para o deputado Jeová Campos, a Paraíba e todo o Brasil vivem um momento difícil de perdas e falta de vacinas. “Dói demais vivenciar a perda de pessoas tão queridas e tão ativas, como o nosso amigo Simão (Almeida, diretor da Cagepa). Estamos assistindo à morte da população, inclusive de jovens, e não temos vacinas para vencer a guerra”, comentou.
Complementando a fala de Jeová Campos, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, ressaltou que Simão Almeida deixou um grande legado profissional e pessoal. “Um grande homem, um grande profissional. Que Deus o acolha”, disse.
Adriano Galdino também saudou o novo Ministro da Saúde, o médico paraibano Marcelo Queiroga: “Que ele possa ter discernimento e sabedoria, para que ele possa enfrentar a covid com muita determinação e autonomia”, desejou Galdino.
Para o deputado e presidente da CCJ, Ricardo Barbosa, é tempo de união e solidariedade. “Assim como a maioria da população, acabei de perder uma pessoa que tinha um apreço muito grande. É um momento muito difícil, mas é preciso união, como está acontecendo com os governadores do Nordeste. Juntos, conseguiremos vacinas e ações positivas”, comentou.
A deputada Pollyanna Dutra também reforçou a importância de medidas de combate à pandemia e lamentou a sobrecarga dos profissionais de saúde e o isolamento internacional do Brasil. “Cansados e sobrecarregados, eles sentem que não conseguem mais salvar a vida das pessoas. Não há organização, não há planejamento. O que existe é um vazio diplomático. O nosso país, que há alguns anos era referência em saúde pública, hoje é considerado uma ameaça global. Que tristeza”, lamentou Pollyanna.
Ao final do Pequeno Expediente, Adriano Galdino sugeriu que todos os deputados realizassem lives com prefeitos do Estado. “Ninguém vai vencer a covid só com a força dos prefeitos e governadores. Essa luta só será vencida se todos fizerem a sua parte. Por isso, é muito importante que a gente faça essa comunicação com as nossas bases, para que a gente possa conscientizar sobre esse momento tão difícil que estamos passando”, concluiu.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, os deputados da ALPB têm se esforçado para produzir e aprovar propostas que amenizem os danos causados pelo novo coronavírus. A Casa também realizou diversas ações, exemplo da transferência de recursos, na ordem de R$ 2 milhões, para que o Governo Estadual aplicasse no combate à pandemia, além da doação de EPIs para os profissionais de saúde e cestas básicas para a população carente.