Foi deflagrada nesta quinta-feira (25) a Operação Black Monday, na Paraíba e mais 11 Estados. Estão sendo cumpridos mandados em Arara, Conde e João Pessoa no Estado. Duas pessoas foram presas e carros avaliados em R$ 5 milhões apreendidos, no Altiplano, na capital.
A operação investiga uma organização criminosa suspeita de pirâmide financeira, crimes as relações de consumo e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, iniciadas em maio de 2020, o Ministério Público de Minas Gerais descobriu indícios de captação de dinheiro através dos sites Aprenda Investindo e Investing Brasil, com a promessa de lucros através de investimentos .
Os valores pagos aos suspeitos eram convertidos em criptomoedas e compras de artigos de luxo. O prejuízo estimado é de R$ 60 milhões, e 1,5 mil pessoas teriam sido vítimas.
A Operação conta com ação dos Ministérios Públicos de Pernambuco e de Minas Gerais, por meio dos Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaecos), com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).