Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros encerra programação da Semana de enfermagem na Frei Damião
Uma apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros encerrou na tarde desta quinta-feira (20) a programação alusiva à Semana de Enfermagem na Maternidade Frei Damião, que integra a Rede Hospitalar do Estado. Os músicos ocuparam a lateral da maternidade e, sob a regência do major Paz, tocaram vários clássicos da MPB com também músicas religiosas.
Ao final da apresentação, o major Paz agradeceu ao convite feito pela direção da maternidade e disse que sentiu lisonjeado em poder tocar e, ao mesmo tempo, dá a sua contribuição trazendo um pouco de alegria e descontração nesse momento tão difícil que a saúde está enfrentando.
A Diretora geral da maternidade Frei Damião, Selda Gomes, agradeceu ao major e toda a sua equipe pelo desprendimento de sair do seu local de trabalho para vir tocar e animar um pouco a vida dos profissionais e colaboradores da maternidade. “ As músicas tocadas aqui suavizaram os nossos ouvidos e acalentaram as nossas almas, os nossos corações e nos emocionou” comentou a diretora que também agradeceu à toda a equipe de enfermagem pela dedicação e profissionalismo em salvar vidas nesse tempo de pandemia.
As atividades alusivas à Semana da Enfermagem foram iniciadas no último dia 12. Durante esse período foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, no dia 12, como também o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem, comemorado neste dia 20. Durante esse período foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, no dia 12, como também o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem, comemorado neste dia 20.
De acordo com a programação, durante a semana aconteceram várias atividades nas unidades I, em Cruz das Armas, e na Unidade II, na Avenida João Machado, no centro da Capital, a exemplo de ações educativas sobre higienização das mãos dentre outras atividades.
Para a diretora geral da maternidade Frei Damião, Selda Gomes, os enfermeiros são essenciais dentro do sistema de saúde, “afinal são eles que estão presentes durante todo o tratamento de pacientes: desde o momento da entrada até o de alta e muitas vezes também fora do ambiente hospitalar. Além do contato direto com enfermos, esses profissionais também fazem a “ponte de comunicação” entre outros membros da equipe hospitalar, como fisioterapeutas e médicos”, explicou.
A diretora técnica da Frei Damião, Andrea Correia Nóbrega de Sá destacou que os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são peças-chave no enfrentamento de grandes desafios como a pandemia do novo coronavírus e na Atenção Básica a pacientes. “Dentro do sistema público de saúde, esses profissionais estão presentes em todas as ações desenvolvidas e além de estarem presentes dentro das unidades de saúde e do ambiente hospitalar, eles identificam a situação do paciente e o direciona para o ponto de atendimento adequado”, explicou.
Jannayna Barbosa Leite, Coordenadora Clínica Médica e Unidade de Decisão Clínica da Frei Damião, explica que a enfermagem é uma profissão essencial ao sistema de saúde. “Prevenir doenças, cuidar e salvar vidas é o nosso principal objetivo. E ser enfermeira é a essência da minha vida, é a concretização de um sonho e a satisfação plena do dever cumprido”, comentou.
A Chefe do Núcleo de Enfermagem da Frei Damião, Letícia Pamella de Araújo Silva afirmou que ter a enfermagem como profissão vai além do título que traz oportunidade de estar no mercado de trabalho e garantindo o sustento para vida. Ser enfermeira é saber lidar com as situações das mais complexas as mais simples, é gerir, estudar, cuidar e acima de tudo garantir ao paciente o tratamento da mais alta qualidade e quero enaltecer a importância da enfermagem em todas as esferas da saúde e em tudo que envolva o cuidar e a ciência”, disse.
Sobre as datas: O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir de decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento da britânica Florence Nightingale, uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, tornou-se enfermeira, uma profissão que era destinada às freiras
No Brasil, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, relembrando outra mulher que foi pioneira e dedicou sua vida à profissão: a baiana Ana Néri (Ana Ferreira Justina Néri). Nascida em 13 de dezembro de 1814 e falecida em 20 de maio de 1880.
No dia 20 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, foi instituído a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem é o último dia da “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a comemoração do Dia Internacional da Enfermagem. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.