Prefeitura passa a integrar o ‘Gov.br’ para acelerar a digitalização dos serviços públicos
A Transformação Digital está chegando ao município de João Pessoa, que agora passa a fazer parte do Gov.br, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), se tornando a sexta capital a aderir, se juntando a Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Porto Alegre e Teresina, que começam a compartilhar plataformas e inovações em Governo Digital com outros municípios ou estados. Com isso, poderá compartilhar e receber informações sobre serviços digitais do País e de forma integrada.
O Governo Federal incentiva a adesão dos entes ao Gov.br desde 2019. Um dos eixos da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 – o de Governo Integrado – prevê justamente a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios.
“Desde então, viemos trocando experiências com os entes federados e outros participantes para criar um ambiente colaborativo permanente e impulsionar a transformação digital em todo o País”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
“Visamos ampliar a oferta de serviços e reduzir custos, principalmente para o cidadão. Esse avanço retira das pessoas o ônus do deslocamento e da apresentação de documentos, quaisquer que sejam, para terem solucionadas suas demandas por serviços”, pontua o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
A Secitec é o ponto central dessa troca de experiências entre diversos setores do serviço público no município de João Pessoa. “Estamos dando os passos certos para promover a transformação digital no âmbito do município. Com a adesão à Rede Gov.br, estamos trabalhando de forma integrada e conectada às demais esferas do governo em busca de aprimorar os serviços públicos”, acrescenta a secretária executiva da Secitec, Danyele Raposo.
A adesão da Prefeitura de João Pessoa a Rede Gov.br tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas a temática de Governo Digital no setor público, a exemplo de uma plataforma única de serviços públicos municipais, por meio digital, de forma integrada. Com isso, a uma significativa economia para a sociedade ao eliminar a necessidade do usuário ir até as agências dos órgãos públicos, gastar com transporte e dispor de tempo, por exemplo.