Sedurb realiza ação para ordenar comércio na Feira de Oitizeiro

0

Vias e calçadas ocupadas de maneira irregular, atrapalhando o trânsito de veículos e a passagem pedestres, além da falta de ordenamento na comercialização de mercadorias. Esses foram alguns problemas que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) identificou na Feira de Oitizeiro, durante uma operação de fiscalização realizada na manhã deste domingo (13).

Não houve apreensão de mercadorias, porque a ação teve caráter educativo, com diálogo entre os agentes de controle urbano e os comerciantes. Durante a ação, alguns feirantes que ocupavam as ruas Professor Ernesto da Silveira e Ana Neri, no entorno da Feira de Oitizeiro, precisaram ser relocados para espaços mais seguros.

Esse tipo de fiscalização já aconteceu no Bairro dos Estados e Bessa, e ainda vai percorrer outros espaços públicos da Capital, como feitas livres e mercados. “A Feira de Oitizeiro, com 49 anos de funcionamento, é um dos locais com maior registro de irregularidades, porque o espaço é pequeno para a quantidade de comerciantes que trabalham nessa área”, observou o diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, José Carlos.

O diretor disse que a Prefeitura de João Pessoa vem realizando um estudo de ocupação e ordenamento da feira, que prevê ainda a identificação dos comerciantes com ‘QR Code’, além de cadastro das categorias. Essa medida é bem aceita entre os comerciantes, como observou Antônio Carlos, o Carlão.

“Trabalho aqui há mais de 10 anos, e essa questão da ocupação sempre foi um problema, porque houve um aumento muito grande de comerciantes e ambulantes. As pessoas precisam trabalhar, mas entendemos que isso precisa acontecer de maneira segura e organizada. Bom que a prefeitura está ouvindo a gente e disposta a encontrar uma solução”, afirmou.

Reunião – Para tentar encontrar uma solução para a ocupação na Feira de Oitizeiro, a Sedurb marcou, para a próxima terça-feira (15), no horário da manhã, uma reunião com representantes de algumas categorias de comércio na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.