Prefeitura de Brejo do Cruz adota sistema para digitalização de documentos e redução do uso de papel

Expectativa é que digitalização dos documentos gere economia de R$ 10 mil mensais aos cofres públicos

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A prefeitura de Brejo do Cruz passa a integrar a lista de cidades que estão digitalizando a sua gestão para entrar na era do papel zero na administração. A partir de 28 de junho começa a operar o projeto Brejo do Cruz Sem Papel, uma parceria com a Sogo Tecnologia, empresa de soluções tecnológicas governamentais, com uso da plataforma 1Doc, especialista em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.

Desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro, a plataforma é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

Com os processos digitais, a população de Brejo do Cruz terá acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma economia de tempo e recursos financeiros. Com a eliminação ou redução de até 90% do uso do papel na tramitação de processos, a expectativa da prefeitura é gerar uma economia superior a R$ 120 mil ao ano.

“Esta será uma ferramenta fundamental para a eficiência de todos os setores da prefeitura. Dessa maneira, entramos de braços abertos nesse meio em busca de inovação, economia e com um olhar na tecnologia, condizente com o slogan da nossa gestão: Construindo o Futuro”, explica Talles Torricelli de Souza Costa e Silva, prefeito de Brejo do Cruz.

Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e desburocratização dos serviços.

“Estamos na etapa final de treinamento dos gestores e servidores. Em seguida, vamos fazer a abertura da central de atendimento online à população. A partir daí, o sistema habilita os cidadãos e empresas a demandarem da prefeitura de forma mais fácil, rápida e transparente”, explica Oton Justino, assistente comercial na Sogo Tecnologia.

Entre as principais vantagens do projeto Brejo do Cruz Sem Papel, estão:

– Modernização da gestão pública, adequando-se aos processos digitais
– Maior eficácia e celeridade aos processos administrativos
– Economia de recursos e uma política ambiental sustentável
– Acesso à população de processos e atos administrativos
– Proteção das informações da gestão pública
– Preservação de memória digital da gestão pública

A plataforma tecnológica utilizada pela prefeitura de Brejo do Cruz está presente em mais de 300 cidades brasileiras. Na Paraíba, são mais de 20 municípios, além de entidades e grandes empresas como Cinep, OAB/PB e PBGás, por exemplo.

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