Os dados são essenciais para nortear as decisões, e isso no mercado imobiliário reflete nas pesquisas de inteligência que colaboram com assertividade da gestão comercial de um empreendimento.
De acordo com Noêmia Menezes, diretora de Inteligência Comercial e Atendimento da Performance, startup de coordenação comercial de empreendimentos imobiliários, que entrou para facilitar os processos que envolvem a negociação imobiliária, foi realizado um mapeamento em toda capital baiana para produzir a 2º edição da pesquisa de Inteligência Comercial (IC 2021).
Para ela, não é correto deixar que os sentimentos evoluam sobre as decisões, pois os dados corretos conseguem traçar uma estratégia objetiva para que o incorporador consiga ter um panorama da real jornada imobiliária.
Este mês, a Performance completa dois anos, e traz um levantamento de oferta com cinco análises sobre o mercado imobiliário baiano. São informações coletadas in loco de forma científica que ajudam na concepção de um projeto que atenda a demanda.
Primeiramente para entender a dinâmica de como a Performance trabalha, Noemia explicou que a startup funciona com uma visão no futuro para o presente, ou seja, uma consultoria completa é realizada desde a compra do terreno até o lançamento de um próximo empreendimento. Nesse intervalo há etapas que configuram o processo e nele esta inserido a inteligência de mercado. Para o incorporador que contrata o serviço não há custo adicional com esse ciclo, desde a pesquisa de mercado, análise de produto, criação de campanhas, posicionamento de marketing, suporte jurídico, estratégia, análise e planejamento de pré-venda, o próprio lançamento, finalização das unidades e o pós-venda. O resultado é baseado na venda e a comercialização não tem custo.
Inclusive a startup conta com um sistema próprio com acompanhamento em tempo real através de ferramentas digitais. E possui ainda geoprocessamento, mapas de calor, assinatura digital e atendimento online 24 horas.
Com uma equipe diferenciada com mais de 10 anos de experiência cada um, a concepção do grupo idealizada pelo diretor executivo Manuel Gomes, traz para o mercado uma bagagem imprescindível para uma solução inovadora, com isso, em apenas dois anos eles conseguiram gerar mais de R$ 1 milhão em negócios.
IC 2021
Sobre o cenário do mercado imobiliário baiano, a pesquisa de Inteligência de Mercado 2021 (IC 2021), há cinco pontos que o incorporador vai analisar. Desde as unidades disponíveis no estoque, valor, bairro, velocidade de vendas, entre outros.
Noemia destaca que todos os segmentos foram englobados desde os imóveis enquadrados no programa habitacional, econômico, médio e alto padrão.
Foram analisados 70 empreendimentos em Salvador com todas as características, tipologias e localizações. Uma análise completa com nichos juntos e separados, lançamentos ou do mercado secundário (imóveis usados).
Um dado que chamou a atenção da executiva foram os residenciais de um quarto/estúdio, com metragens entre 30 a 40 metros. Com o novo perfil, seja do investidor ou familiar, muitos optam em adquirir uma propriedade compacta e com uma rentabilidade segura. Além disso, o acesso facilitado, preço atrativo e perfil familiar entram nesse contexto.
“Esses dados analisados trazem para o mercado um retrato do mercado imobiliário atual”, disse Noêmia.
A diretora de Inteligência ainda destacou pontos do levantamento como a primeira análise que traz a visão dos 70 empreendimentos, sendo que 70,33% das unidades foram comercializadas e apenas 29,67% estão disponíveis. Desse perfil, 56 projetos são do nicho econômico e dos 70, 25 foram lançados em 2020.
Com isso, fica fácil para o incorporador desenhar uma estratégia inclusive com as tendências que podem ser projetadas nos novos empreendimentos. Ainda sobre a pesquisa, Noemia cita sobre a tipologia predominante, valor do metro quadrado, preço médio, e mais. Confira a entrevista na íntegra ao Portal Radar Imobiliário clicando aqui .
Confira ainda o site da Performance www.pgrc.com.br