Em meio a crise de arrecadação, sistemas de gestão financeira ajudam associações e entidades de classe a manter atividades
Associações e entidades de classe são importantes instituições civis que protegem e representam determinados grupos. Boa parte dessas organizações vêm passando por momentos de instabilidade financeira: a arrecadação do imposto sindical, por exemplo, caiu 96% desde 2018.
Seja por mudanças na legislação trabalhista ou pelo impacto da pandemia, muitas delas encontram dificuldades em manter e organizar seus associados. Por isso, é cada vez mais necessário que as finanças sejam organizadas adequadamente, de modo a investir estrategicamente o dinheiro arrecadado e evitar desperdícios ou mal uso dos recursos.
Além disso, a movimentação financeira em associações e cooperativas é constante: arrecadação de associados, repasses governamentais, realização de eventos e assessorias demandam um alto fluxo de dinheiro, e é necessário organizar todos os registros de entrada e saída para garantir uma gestão transparente e uma prestação de contas adequada a todos os associados.
“Esse tipo de entidade usualmente representa um grupo – seja de pessoas ou empresas – e precisa constantemente apresentar resultados, como eventos, convênios, entre outros. O setor financeiro da associação é um dos principais propulsores desses resultados. Então, é importante para uma associação ter seu financeiro organizado”, explica Fillipe Piomonte, diretor de qualidade do sistema de gestão financeira YpControl.
Sistema de gestão financeira tem ferramentas exclusivas para associações
Uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança financeira da associação é adotar um sistema de gestão financeira. Além de mapear e organizar o fluxo de dinheiro da associação, a utilização de um sistema de gestão demonstra aos associados a necessidade de manter um controle financeiro para a manutenção saudável da instituição.
“A prestação de contas fica muito mais fácil e rápida. O planejamento de um evento, por exemplo, fica mais preciso; e o resultado do evento também fica mais claro, de modo que todos ficam sabendo quanto foi gasto e quanto foi arrecadado”, explica Fillipe.
O sistema de gestão financeira YpControl possui soluções específicas para associações. “Aliando a gestão de cobrança e a gestão de convênio, automatizamos os processos de cobrança aos associados, verificamos automaticamente os valores cobrados pelo convênio à associação e aos associados, preparamos relatórios financeiros e conectamos com a contabilidade”, diz Fillipe Piomonte.
Com uma organização financeira adequada, é possível que associações e entidades de classe mantenham as atividades, mesmo em um cenário de arrecadação menor e fuga de associados. “Com esse controle e dados mais fiéis, a associação tende a ter uma saúde financeira melhor e, consequentemente, uma longevidade maior”, conclui Fillipe.