Caminhos da Caatinga: Paraíba terá nova rota turística nas regiões do Seridó e Curimataú

0

A Paraíba ganhará uma nova rota turística, os Caminhos da Caatinga que incluirá 12 municípios do Seridó e Curimataú. A informação foi dada, nesta quarta-feira (1º), pelo deputado Buba Germano, durante o Pequeno Expediente da sessão Ordinária da Assembleia Legislativa (ALPB).

Para isso, foi formado um Colegiado dos Prefeitos da 4ª Região Estadual que já está em entendimentos com a PBTur. O deputado Buba Germano informou ainda que seu mandato direcionou uma emenda para a educação ambiental e, com isso, o projeto vai envolver quatro Universidades, que farão a caracterização e o inventário do bioma caatinga da fauna e flora dos 12 municípios.

“Nós estamos criando dentro dos caminhos da Paraíba uma rota no nosso Siridó e Curimataú, os Caminhos da Caatinga. Não participamos de nenhum programa dos já existentes, como o Parque Estadual da Pedra da Boca, Caminhos do Frio, Caminhos do Engenho e nós nos mobilizamos para criar os Caminhos da Caatinga, tendo como víeis a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Buba lembrou que as regiões têm “o bioma mais vulnerável do mundo e o maior processo de desertificação, que está nos municípios de Pocinhos, Picuí e Barra de Santa Rosa”.

De acordo com o parlamentar, o colegiado vai contar com uma equipe multidisciplinar e a emenda que foi direcionada pelo seu mandato vai contemplar o Campus do IF – Curso de Agroecologia, em Picuí, que estará nos trabalhos da caracterização e no inventário do bioma.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, e o deputado Chió apoiaram a iniciativa, ressaltando a riqueza histórica das regiões envolvidas.

Paraibanos na Paraolimpíada

“Não existe atleta sem os técnicos e treinadores”. Com essa observação, o deputado Buba Germano homenageou os técnicos paraibanos que estão atuando na Paraolimpíada de Tóquio e também vêm fazendo história nos jogos. Buba citou os nomes de José Agdônio Guedes Dantas, treinador da Seleção de Volei Sentado, e Pedrinho, treinador do atleta paraolímpico paraibano Petrúcio.

“Nascido em Nova Floresta, José Agdônio Guedes Dantas é um treinador muito premiado a frente da Seleção de Volei Sentado, tendo sido medalhista no Rio de Janeiro e já ganhou prêmios mundialmente. Agora está disputando as semifinais nas Paraolimpíadas de Tóquio”, observou.

Sobre o treinador Pedrinho, Buba recordou conhecê-lo ainda criança já envolvido com o esporte, na cidade de Areia, quando o próprio Buba atuava como atleta do salto triplo nos jogos universitários. “Pedrinho era uma criança, um jovem, que carregava os nossos sapatos de prego, o nosso material. Já vivia envolvido no meio esportivo. Quando nossos atletas e treinadores voltarem, farei questão de homenageá-los”, finalizou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.