“Joia rara”. Esse é o título da reportagem especial de 10 páginas que circula em todos os voos da Azul Linhas Aéreas pelo Brasil no mês de outubro. A publicação está em destaque na revista de bordo da companhia aérea e integra um pacote de ações de marketing do Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, que promove a divulgação do Destino Paraíba. Além da revista, a reportagem pode ser lida no site da Azul (https://revistaazul.voeazul.
O título da reportagem é bem sugestivo e remete a uma das músicas compostas pelo paraibano Tom Oliveira – “Paraíba Joia Rara” – que está no álbum É Só Alegria, de 2013. Pode até ser coincidência, mas o sentimento do repórter Junior Ferraro reflete na realidade o que as pessoas sentem quando visitam a Paraíba, literalmente. Todos ficam encantados com as belezas.
O jornalista dá a dica logo no início do texto: “Primavera chegando, temperaturas subindo e bate aquela vontade de aproveitar o tempo livre no litoral. Quer curtir uma praia típica do Nordeste, com muito sol, coqueiros e mar cristalino? Mas quer também fugir de muita aglomeração e relaxar com sossego? João Pessoa, a capital paraibana é o seu destino”.
Ferraro destaca diversos aspectos que tornam o passeio imperdível, como o Centro Histórico, a gastronomia, o artesanato e a cultura. A localização geográfica da cidade é um item à parte – “a capital da Paraíba é o ponto continental brasileiro onde o sol nasce primeiro”, A orla marítima, crava, “tem um encanto só seu: águas quase mornas e cristalinas, com cores entre o turquesa e o azul intenso, que arrebentam em praias de areia branquinha, adornadas por coqueirais de verde intenso”.
A PBTur também tem realizado uma série de ações em parceria com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) para incentivar a venda de bilhetes aéreos da Azul, que, em dezembro, irá operar voos fretados para João Pessoa com saída de Uberlândia e Belo Horizonte (MG) até o final da alta estação. Conforme o resultado das vendas, de acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, esse voo poderá ser regular.
Durante duas semanas, a PBTur e a ABIH-PB fizeram visitas às principais agências de viagens das duas cidades mineiras, divulgando os roteiros pela Paraíba, entregando material institucional e brindes especiais. A receptividade tem sido muito grande, segundo Ruth Avelino, que revelou que os voos estão praticamente lotados em todas as suas saídas. “Teremos um retorno importante no verão, com muitos turistas mineiros circulando pela Paraíba”, enfatiza a executiva.
Segurança – A equipe que produz a revista de bordo da Azul, está disponibilizando um link para que as pessoas possam baixar a publicação na íntegra. “É só baixar a revista e ler quando e onde você quiser”, aponta. A Azul enfatiza ainda, que essa é a primeira edição impressa desde o início da crise sanitária, quando foram adotadas novas medidas de segurança a bordo.