Central de Regulação Municipal autorizou 111 mil procedimentos ambulatoriais em apenas um mês
A Central de Regulação Municipal da Secretaria de Saúde de João Pessoa autorizou a realização de 111.274 procedimentos ambulatoriais no mês de agosto deste ano. O número representa um crescimento de 514% em relação aos 18.103 procedimentos agendados em agosto do ano passado e 185% se comparado ao mesmo mês no ano de 2019, último ano antes da pandemia, quando foram realizados 39.036 agendamentos.
O serviço é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem, além de consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.
De acordo com a diretora da Central de Regulação, Ana Giovana Medeiros, o crescimento no número de agendamentos é resultado do trabalho integrado de toda a equipe no retorno dos serviços ambulatoriais, com ampliação da oferta dos serviços após a suspensão durante o momento mais crítico da pandemia.
“É fruto do trabalho da nossa equipe de regulação em diálogo com nossos prestadores para ampliar a agenda e execução dos contratos. Nós sabemos que sempre haverá uma demanda maior do que a oferta, mas a partir do momento em que potencializamos setores fundamentais, nós potencializamos também a assistência. A tendência é aumentar ainda mais, porque o trabalho não para e o resultado disso será uma população mais cuidada e assistida”, afirmou Ana Giovana.
De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.
Para Ana Giovana Medeiros, quando aplicada de maneira adequada, a ação regulatória otimiza os recursos disponíveis e favorece a devida entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A regulação é um processo essencial na garantia ao acesso universal e integral dos cidadãos aos cuidados de saúde, assegurados pela Constituição”, afirmou.
Nova sede – A nova sede da Central de Regulação Municipal completou um mês de funcionamento. O novo prédio possibilita um ambiente mais adequado para o funcionamento do serviço, oferecendo mais conforto para os usuários e mais de 160 funcionários.
A estrutura da nova sede conta com sala de atendimento ao usuário, central de marcação de consultas e exames, central de internação hospitalar, comissões, assessorias, auditoria interna, processamento, controle e avaliação, revisão administrativa, direção, recepção, ouvidoria, refeitório e sala de reuniões.
Para a aposentada Célia Ferreira, que precisa ir periodicamente à Central de Regulação para o agendamento de um procedimento na perna, a mudança de local do serviço foi positiva. “Além de ficar numa região mais acessível e mais segura, o prédio é mais confortável, então achei ótimo”, afirmou.
O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.