Prefeitura realiza pré-cadastro do Opera João Pessoa até esta quarta

0

A Prefeitura de João Pessoa realiza, até esta quarta-feira (6), o pré-cadastro para o programa Opera João Pessoa, que vai contemplar usuários da Rede Municipal de Saúde que aguardam por cirurgias eletivas. O público que se enquadra neste perfil e ainda não está pré-cadastrado, deve se dirigir até a Central de Regulação do Município, das 8h às 16h.

Para realizar o pré-cadastro, o usuário deverá levar documento de identidade com foto, cartão SUS, comprovante de residência, todos os encaminhamentos e exames já realizados para a cirurgia e/ou diagnóstico da patologia. No local, o usuário passa por uma primeira consulta com o médico, que realiza os encaminhamentos necessários.

De acordo com a diretora de Regulação do Município, Ana Giovana Medeiros, com este pré-cadastro, estão sendo avaliadas as prioridades para as cirurgias de acordo com o quadro clínico de cada paciente. “Atingimos nosso objetivo na primeira etapa do programa, tendo em vista que percorremos grandes bairros do município e agora a gestão estará direcionada a realizar as cirurgias consideradas prioritárias. As outras seguirão o fluxo habitual de cirurgias, conforme a disponibilidade das agendas dos hospitais”, destacou Ana Giovana.

Nesta primeira etapa, o Opera João Pessoa visitou nove pontos distribuídos pelos bairros da Capital, além da Central de Regulação, beneficiando mais de 1,5 mil usuários. A segunda etapa já teve início na última sexta-feira (1), com a realização das consultas pré-operatórias dos pacientes cadastrados no programa. Para este momento, foram convocadas 50 pessoas que aguardam por cirurgias de hérnia e vesícula. As consultas aconteceram no Hospital Municipal Santa Isabel, mesmo local onde serão realizadas as cirurgias.

Opera João Pessoa – Dentro do programa Opera JP, deverão ser realizadas cirurgias de diversas especialidades, incluindo cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia. Neste momento, não estão sendo contemplados os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas, uma vez que o Opera JP vai seguir um fluxo diferenciado para atendimento a esse público.

O programa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida por causa da pandemia da Covid-19 e redução de filas de espera por esses procedimentos médicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.