O Hotel Globo será o cenário para três exposições que serão abertas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) a partir desta sexta-feira (8). As mostras acontecem simultaneamente e envolvem mais de 40 artistas que expõem obras em diferentes linguagens. A artes visuais ficam expostas até 02 de maio.
“São exposições com perfis e conceitos bem diferentes, até linguagens diferentes, mas é exatamente isso que nós queremos começar a produzir, mostrar que nossa arte e nossa cultura são realmente multifacetadas, multiculturais”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Uma das exposições vem com elementos da percepção e das identidades em torno do Sertão. Outra tem um sentido de inclusão social que é a ‘Despertar’, da Tati Oliveira. E há ainda um conjunto de fotógrafos que foca a questão das pessoas, das personalidades e identidades. “São linguagens diferentes que estamos colocando num mesmo ambiente”, reforçou Marcus.
A obra ‘Liberd’Arte’, dos artistas Elidio Nunes e Eduardo Pordeus, sob curadoria de Fabiana Cordeiro, mostra dois artistas paraibanos, nascidos no Sertão, transitando na arte como forma de liberdade, expressando sentimento e entoando personalidades com o manuseio de giz, lápis e tintas. Os dois se inspiraram em paisagens floríferas naturais do cotidiano e a liberdade através de uma coleção voltada aos pássaros.
Envolvendo visões diversas, a exposição ‘Fotografia & Depoimento – a arte como terapia’ tem o olhar de 40 fotógrafos que buscam despertar nas pessoas o interesse em praticar e exercitar a arte fotográfica de forma terapêutica. As imagens relatam suas experiências como prática no cotidiano. Os artistas contam, em seus depoimentos, o quanto essa arte faz bem.
A artista plástica Tati Oliveira apresenta a exposição ‘Despertar’, com um quadro sensorial através da Arte Naif na cerâmica. “Essa obra é o meu despertar, foi quando descobri que sou uma artista além do autismo. Nós autistas somos capazes de fazer o que a gente quiser, pintar e ser artista. Foi quando eu acordei para essa arte. Estou muito feliz e ansiosa”, afirmou.
As exposições ficam abertas ao público de domingo a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e, de quebra, o visitante poderá apreciar o belíssimo pôr do sol da sacada do Hotel Globo.