O presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Paraíba, tabelião Germano Toscano de Brito, reafirmou que os cartórios de protesto jamais enviam qualquer tipo de cobrança através de e-mail de cobrança com boleto bancário ou telefone como forma de pagamento.
“Tal esclarecimento se deve à profusão de fraudes às mais variadas que são tentadas todos os dias, algumas das quais, lamentavelmente consumadas. Daí porque esse alerta ao público em geral para que tenha atenção redobrada”, acrescentou.
Ele lembrou que as Intimações de protesto são feitas com códigos para que o destinatário tenha acesso ao sistema à Central de Protesto, que emitirá um boleto para que o mesmo seja pago em alguma agência bancária. A CENPROT tem como função disponibilizar aos usuários a utilização dos serviços dos cartórios de protesto de todo o país de forma eletrônica.
Forma exclusiva de pagamento
“O pagamento dos valores apontados para Protesto deve ser feito exclusivamente através do pagamento do boleto emitido por esse sistema ou diretamente no cartório, jamais por meio de depósitos em contas bancárias indicadas por golpistas. Esse é o principal aspecto que difere o modelo da Intimação verdadeira de uma falsa”, orientou Germano.
Quem porventura seja contactado nesse sentido, que entre em contato com o Instituto e denuncie, ligando para os números (83) 3222-1587 e 3035-9002, este último WhatsApp, por meio dos quais maiores informações podem ser obtidas, bem como acessando o site www.protestoparaiba.com.br ou ainda entrando em contato diretamente com o cartório de protesto de sua cidade.
No site da CENPROT é possível consultar gratuitamente a existência de protesto em desfavor de pessoas físicas ou jurídicas; emitir títulos a protesto, carta de anuência digital, declarações de anuência para o cancelamento do protesto e verificar a autenticidade de instrumentos e certidões de protesto, além de solicitar o cancelamento de protesto, tudo de forma eletrônica e sem sair de casa com mais conforto e rapidez.