A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, pelo sistema híbrido, na tarde desta terça-feira (31), para entregar o título de Cidadã Paraibana para a secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura pelos seus relevantes serviços prestados ao estado, A solenidade, proposta pela deputada Pollyanna Dutra, contou com a presença da deputada Rafaela Camaraense, auxiliares do Governo e representantes de diversas áreas contempladas pela pasta, além de familiares e amigos da homenageada.
Ao justificar a homenagem, a deputada Pollyanna Dutra destacou que Lídia Moura sempre foi paraibana, porque se assemelha muito a garra da mulher paraibana. A deputada também destacou a atuação da secretária pela proteção aos direitos humanos e minorias, e à comunidade LGBTQIA+. “Lídia tem vários serviços prestados à Paraíba e essa Casa está legitimando isso, nesse momento, com a honraria que é o Título de Cidadã paraibana, uma homenagem mais do que justa, para essa mulher tão nobre e tão digna de nossa apreciação”, afirmou.
Revelando-se feliz e honrada com a homenagem, Lídia Moura disse que o título de Cidadania Paraibana é o reflexo do trabalho de toda uma equipe. “Agradeço à deputada Pollyanna Dutra e os demais parlamentares que referendaram essa homenagem, que me traz ainda mais responsabilidade, haja vista que é um título decorrente de toda uma política que temos feito ao longo dos anos em prol da diversidade e da defesa dos direitos humanos. Agora eu me sinto feliz demais, porque sou nordestina duas vezes: piauiense de nascimento e paraibana, por essa honraria”, declarou.
Também compuseram a mesa da solenidade: Mônica Oliveira Brandão, coordenadora geral do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, neste ato representando todas as pessoas que compõem a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba; Josiclaudia Izequiel (Yasipitã potiguara), coordenadora da Articulação de Mulheres Indígenas da Paraíba (AMIP) e da Organização dos Jovens Indígenas Potiguara (OJIP); Andreina Gama, representando a Associação das Pessoas Trans e Travestis da Paraíba (ASPTTRANS); Mãe Isabel de Acorodan, representando os povos e comunidades tradicionais de matriz africana; Maria Cely de Andrade, representando o Movimento de Mulheres de Partidos Políticos; e Lucas de Moura Cronemberger (filho), representando a família da homenageada.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Lídia de Moura Silva Cronemberger, natural do município de Regeneração (PI), é jornalista graduada pelo UniCEUB, no Distrito Federal,e escolheu o estado da Paraíba para viver e exercer as suas atividades, sobretudo como importante ativista de direitos humanos. Para além das suas atividades profissionais – sempre desenvolvidas com esmero e profunda atenção às necessidades da sociedade – destaca-se a atuação, não apenas como agente pública, mas sobretudo como cidadã, ativista e defensora dos direitos humanos em nosso Estado.
Imbuída ou não de função pública, Lídia nunca se omitiu na luta pela população mais vulnerável da Paraíba e é responsável por muitos avanços já conquistados em defesa do povo paraibano.