Guarda Civil Metropolitana dispõe de serviço de documentos achados e perdidos
A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), por meio da Guarda Civil Metropolitana, possui um serviço de utilidade pública de documentos achados e perdidos. Para resgatá-lo, basta ir a uma das sedes localizadas no Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade, ou no bairro dos Bancários, na frente da Praça da Paz. Outra opção é fazer a consulta através do número 153, linha telefônica de serviço da Guarda Civil.
O documento pode ser retirado pelo proprietário, que, além de ser identificado pela foto, deverá apresentar um outro documento com foto, além de boletim de ocorrência (original e cópia). O documento também pode ser resgatado por outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular.
“É comum as pessoas perderem documentos como identidade, carteira de habilitação, cartões de crédito, principalmente em período de festas ou eventos que tenham grande concentração de pessoas. Por isso, nós mantemos esse serviço que é tão importante para a população”, afirmou Vitor Freire, comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.
Quando se tratar de pessoas menores de 18 anos de idade, o documento poderá ser retirado também pelos pais ou responsáveis munidos de carteira de identidade. A Guarda Civil fica com os documentos por um período de até seis meses, posteriormente, eles são encaminhados à Polícia Civil ou devolvidos aos órgãos emissores.
Na base da Guarda, também é possível encontrar objetos perdidos, como bolsas, carteiras ou capacetes. Nesses casos, o proprietário deve descrever as características do objeto para poder reavê-los.
Serviço – A base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa fica localizada no Centro, bem no meio do Parque Solon de Lucena. Já a dos Bancários está localizada na rua Derlópidas Gomes Neves, bem em frente a Praça da Paz. O funcionamento é das 8h às 17h.