A Câmara de Vereadores de Pedras de Fogo aprovou, nessa quarta-feira (10), projeto de Lei Nº 06, de autoria do Executivo, que trata do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que será elevado para R$ 2.424,00 (Dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais), conforme assegura a Emenda Constitucional nº 120/2022.
O prefeito Manoel Junior destaca que o Poder Executivo trabalha pela valorização de todos os servidores públicos e a saúde é uma das prioridades de sua gestão. “Os ACS são profissionais fundamentais para efetividade do Sistema Único de Saúde, essenciais para as ações e políticas públicas do SUS , para integração entre serviços de saúde da Atenção Primária e a população e estão vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que fazem o primeiro atendimento dos usuários “, acrescentou .
Manoel Junior lembrou que desde o ano passado os agentes comunitários passaram a receber adicional por insalubridade, uma reivindicação antiga destes profissionais não tido sido garantido na gestão do seu antecessor.
“A Saúde Municipal teve e continua tendo uma atuação de destaque e com repercussão positiva em nossa cidade, prova disto foi a retomada, na última segunda-feira, da realização de cirurgias eletivas de médio porte no Hospital Distrital Dr. José de Souza Maciel. A reabertura do bloco cirúrgico do hospital foi um compromisso de campanha assumido que agora se torna realidade. Compromisso assumido, é compromisso cumprido, e agora Pedras de Fogo terá o direito de ter alguns pacientes operados aqui mesmo”, declarou.