Os alunos Fernanda Almeida, Emily Kethylly e Edmilson da Silva do Colégio Municipal Waldecyr Cavalcanti de Araújo se destacaram, na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nessa quarta-feira (17), no Espaço Cultural, em João Pessoa.
A equipe de Pedras de Fogo ficou na 9ª colocação entre as 29 equipes participantes na fase em que corresponde o nível I – crianças entre o 5 e 6° ano. Também participaram do evento o Supervisor de Robótica de Pedras de Fogo, Iratanio Magnun; o professor de Robótica do Município, Allison Moura; e os monitores de Robótica: Givanildo Pereira e Higor alexandre.
Além disso, Pedras de Fogo foi premiada em primeiro lugar na categoria melhor robustez do estado, que significa a capacidade de manter a coerência das estruturas físicas do robô em movimento.
“O objetivo do evento é estimular jovens a ingressarem na carreira científico-tecnológica, identificar talentos e disseminar o ensino da robótica na Paraíba”, ressaltou o secretário Executivo de Educação, Josenildo Lima.
O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, comemorou o resultado, lembrando que há apenas quatro meses a Prefeitura implantou o ensino de robótica nas escolas da rede municipal de ensino. “O ensino de robótica acontece em todas as escolas de Pedras de Fogo e a expectativa é que em pouco tempo seja destaque até em nível nacional”, disse.
O projeto de Robótica nas escolas é coordenado pelo Secretário de Educação, Olimpiades Queiroz; pelo secretário Executivo, Josenildo Lima; e pelo supervisor de Robótica, Iratanio Magnun.