Um novo olhar: com obras autorais que narram João Pessoa, fotógrafo alemão expõe pela 1ª vez em solo brasileiro
“A maioria das pessoas aqui não tem esse conceito do lugar que elas moram. A minha intenção é mostrar que eles estão no paraíso e não percebem”, explica.
Quando veio visitar João Pessoa pela primeira vez, o fotógrafo alemão e desenvolvedor de software, Frank Lindner, logo se encantou. As praias paradisíacas e o jeito acolhedor do povo foi algo que o fez voltar para a cidade onde o Sol nasce primeiro por várias vezes até se estabelecer definitivamente. Agora, sendo praticamente um pessoense, ele abre as portas do seu íntimo para a sua primeira exposição autoral em solo brasileiro, que vai acontecer na Luxo Décor Brasil, de 14 de setembro a 23 de outubro de 2022.
A sua história com a fotografia começou logo no berço. Sua mãe não era nenhuma profissional, mas o hobbie e o amor pelas câmeras sempre fascinaram o pequeno Frank. Todas as fases da sua infância e adolescência têm pelo menos seis álbuns de fotografias registrados pela sua genitora e segundo ele, é uma sorte poder reviver momentos que sua mente não seria capaz de lembrar.
“A fotografia na minha vida sempre teve algum lugar e isso sempre me chamou atenção, a foto como meio de congelar o tempo”, relata.
Ele começou a bater flashes justamente com esse intuito: registrar para a eternidade. Sua primeira câmera foi comparada para fotografar suas atividades de montanhismo – atividade que ele exercia durante suas viagens pelo mundo. Assim, passou a compartilhar os lugares inacreditáveis que visitava com aqueles que talvez não poderiam vivenciar fisicamente a paisagem, mas experimentar um sentimento novo através de seu olhar.
Desde então, Frank já passeou por várias áreas da fotografia, registrando desde casamentos até eventos esportivos. Porém, sua paixão mesmo é a natureza e objetos inanimados.
“É uma atividade quase que meditativa para mim. Sair para um lugar remoto, longe das pessoas. Eu passo um tempo tranquilo, vendo a natureza mudar, até que chega um ponto que eu vejo algo que tenho que registrar”, revela.
O olhar de um estrangeiro sobre João Pessoa
O artista chegou na capital paraibana durante a pandemia e veio para morar com sua esposa, a corretora de imóveis Renee Lima. Por ser desenvolvedor, ele já trabalhava em home office antes da prática se tornar mais popular e foi assim que conseguiu viajar e registrar várias partes do mundo durante a vida.
Ele morou seus primeiros 22 anos na Alemanha e depois se aventurou pela Espanha, México, Caribe, Filipinas, Caribe, entre outros. Ele já conhecia famosos paraísos tropicais, mas a Paraíba chamava atenção por não ter desastres naturais e possibilitar uma morada perto da praia a um custo relativamente baixo quando comparado a outros países.
Por isso, apesar de ter um grande itinerário mundo afora e já ter conhecido o estado durante férias, Frank logo se apaixonou por João Pessoa quando se estabeleceu na cidade.
“A vida de férias é diferente da vida de moradia e foi neste momento que descobri que João Pessoa é um paraíso desconhecido. Dá para fazer o que eu já fazia no dia a dia, trabalhar no celular e no computador, e ter uma boa infraestrutura. Minha adaptação foi bem rápida e foi aí que comecei a desenvolver mais no português”, explica.
Autodidata no idioma e nas fotos, quando o artista chegou por aqui deixou as câmeras de lado. Foi a inspiração aflorada pela cidade e o incentivo de sua esposa que o fez voltar aos cliques.
Na capital, Renee o introduziu ao arquiteto Ricardo Nogueira, que ficou encantado por seu trabalho e quis que Frank tirasse fotos de alguns projetos. Assim, o fotógrafo passou a registrar prédios da cidade e chamou atenção pela forma diferenciada de registrar – com um estilo que o mercado arquitetônico da região não estava acostumado.
Com seu olhar mais sensível, Frank conseguiu se destacar e motivado pela esposa, resolveu mostrar mais do seu trabalho autoral feito pela cidade. Conforme o artista, sua atual exposição é um olhar de um estrangeiro sob João Pessoa.
“A maioria das pessoas aqui não tem esse conceito do lugar que elas moram. A minha intenção é mostrar que eles estão no paraíso e não percebem. Espero que eles pensem ‘caraca, eu realmente moro em um lugar lindo e deveria valorizar mais ele, cuidar mais dele”, disse.
Luxo Décor Brasil
A Luxo Décor Brasil é uma mostra de Arquitetura, Decoração, Interiores e Paisagismo da Paraíba que fica aberta em João Pessoa, do dia 14 de setembro ao dia 23 de outubro no Prime View, no Miramar.
As obras de Frank estarão disponíveis para visitação no local, que também vai mostrar as principais tendências em gastronomia, moda, música e arte.