LAR SEGURO: Espaços planejados reduzem em 40% riscos de acidentes em idosos; confira dicas para evitar quedas

0

Andar pela casa, ir ao banheiro ou preparar uma refeição podem ser atividades perigosas para idosos, quando não estão em ambientes adaptados. Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% das quedas acontecem dentro do lar. O cuidado, no entanto, pode garantir uma rotina segura e com menos chances de acidentes domésticos – é o que garante um estudo da Universidade de São Paulo, que revelou que casas planejadas reduzem em 40% os riscos de acidentes em idosos.

A geriatra Andrea Sales ressalta que o envelhecimento causa alterações fisiológicas, sensoriais e anatômicas. Ela lista algumas orientações que podem ser facilmente aplicadas na rotina de uma pessoa idosa, como usar meias antiderrapantes e sapatos do tamanho adequado; manter medicamentos e objetos de uso do idoso ao alcance da mão e sempre secar imediatamente qualquer líquido ou gordura no chão.

Já na casa, a especialista detalha que todos os ambientes devem estar adaptados. Enquanto a sala e corredor devem ter caminhos livres para que o idoso passe sem muitos desvios, na cozinha, estantes precisam estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio, além da bancada ter de 80 a 90 centímetros para uma posição mais confortável. Para o banheiro, a médica indica a instalação de barras de apoio nas paredes, ducha móvel e vaso sanitário mais alto que o convencional. Um quarto seguro deve ter uma cama entre 55 a 65 cm e uma iluminação facilitada, guiando até os demais cômodos.

“Uma casa adaptada às necessidades individuais do idoso promove uma maior independência, portanto, uma melhor qualidade de vida”, explicou Andrea.

Em João Pessoa, o Omni Residence Life e Health – uma iniciativa da Hoffman Station e da Construtora Massai – terá a possibilidade, de acordo com a demanda dos clientes, de adaptar flats para as pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Os espaços terão entre 39 e 78 m², e ainda contará com shopping, área médica, centro comercial e polo hospitalar.

A especialista conta que a fragilidade e o risco de quedas podem ser reduzidos através de um estilo de vida saudável e práticas diárias de atividades físicas, além de alimentação adequada e cessação de hábitos que fazem mal à saúde, como o tabagismo. Os idosos que viverem no Omni poderão contar com academia, além de espaços ao ar livre arborizados, salão de jogos e piscina, podendo desfrutar de uma rotina com diversas atividades.

Localizado no bairro de Manaíra, um dos principais da cidade de João Pessoa, os moradores poderão contar com serviços de qualidade e a poucos metros de distância, como mercados, farmácias, outros shoppings, centros comerciais e praias.

Confira as adaptações indicadas pela geriatra para uma residência segura:

Quarto: colocar uma lâmpada, um telefone e uma lanterna perto da cama; a cama não deve ser muito alta (cerca de 55 a 65 cm), para facilitar a subida e descida; os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, ou mesmo projetar closet sem portas, assim como iluminação interna para facilitar a localização dos pertences; instalar algum tipo de iluminação ao longo do caminho da cama ao banheiro.

Na sala e corredor: organizar os móveis de maneira que fique um caminho livre para passar sem muitos desvios; manter as mesas de centro, porta revistas, descansos de pé e plantas fora da zona de tráfego; instalar interruptores de luz na entrada das dependências. Interruptores que brilham no escuro podem servir de auxílio; iluminação adequada; manter fios de telefone, elétricos e de ampliação fora das áreas de trânsito, mas nunca debaixo de tapetes; colocar nas áreas livres tapetes com as duas faces adesivas ou com a parte de baixo não deslizante; evitar cadeira ou sofá muito baixo, porque o grau de dificuldade exigido para se levantar é maior, sendo que estes devem ser confortáveis e com braços; usar almofadas para maior conforto e ajuste do assento; projetar portas largas.

Na cozinha: armazenar a comida, a louça e demais acessórios culinários em locais de fácil alcance; as estantes devem estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio do idoso quando necessário; a bancada da pia deve ter de 80 a 90 cm do chão para permitir uma posição mais confortável.

Na escada: interruptores de luz devem estar instalados tanto na parte inferior quanto na parte superior da escada. Uma outra opção é instalar detectores de movimento que fornecerão iluminação automaticamente; a iluminação deverá permitir a visualização desde o princípio da escada até o seu fim; manter uma lanterna guardada em algum lugar próximo em caso de apagão; remover os tapetes que estejam no início ou fim da escada; carpete fixo na escada: selecione um carpete que tenha uma cor sólida (sem desenhos ou muitas formas) através do qual seja possível visualizar claramente as bordas dos degraus; colocar tiras adesivas antiderrapantes em cada borda dos degraus; instalar corrimãos por toda a extensão da escada e em ambos os lados.

No banheiro: colocar um tapete antiderrapante ao lado da banheira ou do box; instalar na parede da banheira ou do box um suporte para sabonete líquido; instalar barras de apoio nas paredes do banheiro; duchas móveis são mais adequadas; manter algum tipo de iluminação durante a noite; usar dentro da banheira ou no chão do box tiras antiderrapantes; substituir as paredes de vidro do box por um material não deslizante; instalar vaso sanitário um pouco mais alto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.