Professor orienta estudantes a não ficarem reféns do tema da redação do Enem: “Só aumenta a ansiedade”
Faltando apenas cinco dias para o Enem, é notório o aumento da pressão em relação aos que participarão das provas, que acontecerão nos próximos dias 13 e 20 de novembro, com cerca de três milhões e meio de estudantes inscritos.
Para o prof. Ivo, a hora é de relaxar, mas sem perder o foco. “Eu costumo dizer que a prova do Enem exige duas “habilidades” do estudante: o conhecimento e o domínio emocional. É preciso, por essa razão, principalmente nesta reta final, se preparar de forma saudável, sem extrapolar os limites. Quem tem de recuperar o prejuízo é o alunado que não estudou, que não levou o processo a sério. Então, em se tratando de redação por exemplo, não adianta ficar desesperado à procura de querer saber qual tema será cobrado no próximo domingo”, declarou.
“O estudante que se preparou está apto a dissertar sobre qualquer tema porque ele domina a tipologia, conhece e aplica as estratégias argumentativas, elabora projeto de texto, está a par do processo avaliativo e, certamente, produziu bastante durante a preparação”, concluiu Ivo, que é mestre em Letras, redator da BNCC/PB, autor de quatro livros e diretor pedagógico do Argumentar, uma das melhores assessorias educacionais da Paraíba”, acrescentou o professor.