A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (22), para entregar o título de cidadania paraibana à professora Maria Cristina Crispim da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pelos relevantes serviços prestados ao estado. A homenagem proposta pelo deputado Jeová Campos aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz”.
A professora Cristina Crispim, de acordo com a propositura, desenvolve trabalhos importantes do litoral ao sertão, na área de saneamento ecológico, apresentando soluções acessíveis, sustentáveis, modernas e exequíveis para resolver problemas de qualidade das águas, acessibilidade, saúde pública, renda, equidade, dignidade e demais atributos que a qualidade de vida oferece aos seres vivos.
A homenagem, conforme o deputado, foi uma reivindicação vinda da própria universidade, através dos seus diversos seguimentos. “A doutora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva tem excelentes serviços prestados na Universidade Federal da Paraíba, que a credenciam a ser incorporada ao mundo do direito aquilo que já é de fato: torna-la Cidadã Paraibana. Ela já exerce essa cidadania, na prática. E nós estamos apenas formalizando essa situação”, disse.
A professora revelou-se muito feliz e honrada com a homenagem e lembrou que o seu pai trouxe a família para a Paraíba quando ela ainda tinha apenas 14 anos de idade. Depois, voltaram para Portugal, em 1988, onde ficaram por dez anos. Nesse período, ela fez o doutorado. Em 1998, voltou à Paraíba, quando passou no concurso para professora da UFPB, na área da Biologia, onde está até os dias atuais.
“Agradeço demais pela homenagem, me sinto muito sensibilizada pela propositura do deputado Jeová Campos e a esta Casa, como um todo, por ter referendado. É uma grande honra para mim, porque eu já moro aqui há tantos anos. Eu já sou paraibana de coração, mas agora sou, de forma oficial. O povo paraibano é muito especial e isto me dá muito prazer por estar aqui”, declarou.
Prestigiaram o evento a professora Simone Porfírio, assessora ambiental da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa; a executiva Vescijudith Fernandes, representando o Instituto Nacional do Semiárido (INSA); e a advogada Yanara Pessoa Leal, da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB
PERFIL DA HOMENAGEADA
Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, nasceu na cidade de Setúbal – Portugal, em 01 de fevereiro de 1963. É Bióloga, com doutoramento em Ecologia e Biossistemática e Pós-Doutorado em Ecologia Aplicada, com atuação nas áreas de Gestão Ambiental, Limnologia, Restauração Ambiental, Despoluição de Ambientes Aquáticos e Aquicultura Sustentável. É graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Doutorado pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Pós-Doutorado também na UFPB.