Mulheres do Marketing: livro que conta histórias de grandes líderes é lançado nesta terça

0

“Mulheres são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo e coordenar todas de forma responsável e dedicada, o que é um diferencial”. Essa fala é da head de pesquisa da Alfa Inteligência, Adriana Bahia, coautora convidada do livro “Mulheres do Marketing”, da editora Leader. O lançamento oficial da publicação acontece nesta terça-feira (13), em São Paulo, e traz um compilado de experiências e dicas de várias renomadas líderes do marketing, no país.

O objetivo da editora foi fazer essas mulheres compartilharem as estratégias de trabalho, o modo de administrar suas carreiras e vidas pessoais, e como elas desenvolvem o intraempreendedorismo, para que, assim, suas experiências possam servir de orientação para quem trabalha na área, é estudante ou ainda não fez a escolha por sua profissão. As líderes contam todos os seus desafios, desde como enfrentam um mercado ainda predominantemente masculino, até seus objetivos alcançados, sucessos, realizações e de que maneira a participação feminina cresce nessa área.

Formada em Administração e com pós-graduação em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, Adriana hoje comanda toda a operação da Alfa Inteligência, empresa paraibana referência em pesquisas quantitativas e qualitativas em todo o país. “Este livro é, na verdade, uma aula prática sobre como ser um(a) profissional de marketing de alta performance. Trazemos o nosso dia a dia e destacamos tudo que consideramos essencial para os profissionais que estão iniciando na carreira, que desejam atualizar-se ou conhecer melhor o marketing na prática”, explica.

Adriana conta que começou sua carreira profissional como estagiária em um pequeno laboratório farmacêutico e que até chegar à liderança na área de Pesquisa de Mercado, teve que passar por muitas derrotas e conquistas. Ainda segundo a líder, as mulheres têm como diferencial a ótima capacidade de persuasão, preocupação com clientes e fornecedores, habilidade intuitiva, sensibilidade, criatividade, senso de organização, justiça, paciência e resiliência. “Esses são atributos suficientes para brilharmos não só no marketing, mas em qualquer área”, reforça.

O Marketing é delas

A participação feminina no mercado de trabalho, inclusive em profissões que historicamente sempre tiveram mais homens, está aumentando. Atualmente, são elas que dominam o mercado de marketing. Segundo informações divulgadas pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), 56% do segmento é composto pelo público feminino.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) trouxe que 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa no Brasil são ocupados por mulheres, o que mostra uma mudança significativa no setor. Contudo, em outras áreas, os números não são tão otimistas. No Brasil, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em 2021, apontou que 63% dos cargos gerenciais são ocupados por homens. As mulheres atuam somente em 37%.

Sobre a Alfa Inteligência

Fundada em 2008, a Alfa Inteligência é uma empresa especializada na elaboração de pesquisas qualitativas e quantitativas para os setores público e privado, reunindo expertise multidisciplinar capaz de executar os mais diversos trabalhos em pesquisa de mercado e opinião, com pioneirismo no uso de tecnologia própria na realização de estudos de opinião 100% digital, de ponta a ponta.

Além de ser responsável por estudos em mais de 500 cidades, seja amplificando o potencial de negócios na iniciativa privada, bem como, elegendo centenas de candidatos a cargos eletivos e potencializando a imagem de gestores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.