PMJP já substituiu mais de 7 mil lâmpadas comuns por LED
Em João Pessoa, mais de 7 mil lâmpadas comuns, que compõe a iluminação pública – ruas, praças e avenidas – já foram substituídas pela tecnologia de LED, que oferece uma visibilidade melhor e gera mais economia para os cofres públicos. A ação da Prefeitura da Capital contempla 21 bairros ou comunidades que contam com 100% desse modelo. A meta é alcançar toda a cidade até 2024. Enquanto isso, o programa colocado em prática pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) segue avançando.
“Estamos com equipes nas ruas todos os dias, cumprindo um cronograma de trabalho e, a medida em que concluímos um bairro, o prefeito Cícero Lucena vai anunciando novos locais. As lâmpadas de LED garantem maior economia, porque trabalham com uma potência menor, além de durar muito mais tempo”, explicou Joyce Alves, diretora de Iluminação da Seinfra.
Os bairros ou comunidades que já contam com 100% da iluminação em LED são: João Agripino, Jardim Luna, Brisamar, Miramar, Seixas, Grotão, São José, Cidade dos Colibris, Tambiá, Roger, Penha, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Comunidade São Mateus (Bessa), Citex (Geisel), Conjunto Nova República (Geisel), Timbó (Bancários), Cruz das Armas, Tambaú, Conjunto Marinês (Gramame) e Vale das Palmeiras (Cristo).
Além do trabalho nos bairros, o programa de LED também acontece em avenidas principais da Capital e corredores importantes para o trânsito, que dão acesso a equipamentos como escolas e hospitais. Uma dessas avenidas é a Manoel Lopes de Carvalho, que dá acesso à BR-230 e aos bairros José Américo, Água Fria e o Geisel, na zona Sul.
“Ficou até mais seguro esperar por um ônibus, por conta da boa luminosidade. Muito melhor”, garantiu Helton da Silva, que trabalha em um estabelecimento comercial no José Américo. Motoristas que transitam sob a nova iluminação também aprovam a eficiência em LED.
“No trânsito, tudo faz parte. Um asfalto bom, sinalização e, claro, a iluminação, que permite a gente enxergar todos os aspectos da via”, explicou Célio Rodrigues, que trabalha como motorista de uma agência de turismo.
Mais infraestrutura – O programa de LED está entre as principais intervenções em Infraestrutura, realizadas pela Prefeitura de João Pessoa nos últimos dois anos. São quase 100 milhões em obras de pavimentação e asfalto de ruas, construção e recuperação de escolas, equipamentos de lazer e espaços públicos.
Em 2023, a Capital vai seguir avançando em infraestrutura. O Parque da Cidade, no Aeroclube, que vai contar com projeto arquitetônico e urbanístico proposto pelo Escritório Burle Marx, já teve a primeira etapa licitada e o projeto apresentado à população pelo prefeito Cícero Lucena, assim como todo o novo planejamento de trânsito para a região, que inclui o alargamento de vias e a construção de uma ponte estaiada nas imediações do empreendimento.
Outra obra importante e muito aguardada pela população é o Parque das Três Ruas, que vai fazer a ligação dos Bancários ao Castelo Branco, na UFPB, e que vai melhorar a mobilidade urbana em uma das áreas mais movimentadas da cidade. O projeto também já recebeu autorização para construção, em parceria com o Governo do Estado, numa área de aproximadamente 9,3 hectares, com vários equipamentos esportivos, como quadras, áreas de esportes radicais e de trilhas.