O defensor público-geral da Paraíba em exercício, Gerardo Rabello, foi recebido na manhã desta segunda-feira (23) pelo chefe de gabinete do governador João Azevêdo, Ronaldo Guerra, a quem entregou a lista tríplice formada pelos defensores públicos para a escolha do DPG no biênio 2023/2025. O ato segue o rito previsto na Lei 104/2012, em que cabe ao Conselho Superior, neste caso representado pelo DPG em exercício, a remessa da lista ao governador.
A eleição interna da categoria foi realizada na última sexta-feira (20), nas modalidades presencial e eletrônica/remota. A atual subdefensora Institucional, Maria Madalena Abrantes Silva, foi a mais votada, com 167 votos, seguida pelos defensores públicos Elson Pessoa de Carvalho, com 75, e Gerardo Lins Rabello Sobrinho, com 72 votos.
Agora, o governador João Azevêdo tem um prazo de até 15 dias para escolher, entre os integrantes da lista, o defensor(a) que conduzirá os destinos da Defensoria Pública nos próximos dois anos. De acordo com Lei 104/2012, caso o chefe do Executivo não efetive a nomeação do DPG nos 15 dias que se seguirem ao recebimento da lista tríplice, será investido no cargo o membro mais votado na eleição.