Gestão de Manoel Junior atinge 77,3% de aprovação em Pedras de Fogo

0

O Polêmica Paraíba, juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte, lançou nesta quarta-feira (15), a quinta rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa traz indicadores sociais e políticos voltados principalmente para a eleição municipal de 2024; com um questionário diverso e intuitivo, a parceira Polêmica – AgoraSei andou do sertão ao litoral entrevistando milhares de pessoas.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta quinta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei realizou a pesquisa no município de Pedras de Fogo. A pesquisa foi realizada entre 6 e 7 de fevereiro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 244 na zona urbana e 156 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra

O número mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 61,1% de aprovação, ratificando o bom trabalho dos dois primeiros anos do quarto mandato de Manoel Júnior na cidade.

Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com Manoel tendo 77,3% de aprovação e apenas míseros 13,3% daqueles que não concordam com sua administração.

Captura de tela 20230215 124640 - GESTORES MAIS QUERIDOS: Manoel Júnior atinge 77,3% de aprovação em Pedras de Fogo, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

Foto: Divulgação

A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e a saúde são os principais pontos considerados pelos 309 munícipes que aprovam a gestão, como primordiais para o sucesso da gestão.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação do funcionamento das escolas de Pedras de Fogo com 69,3% de aprovação; a avaliação da limpeza pública que atinge 67,5% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na área da coleta de lixo que chega a incríveis 82,6% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Captura de tela 20230215 125133 - GESTORES MAIS QUERIDOS: Manoel Júnior atinge 77,3% de aprovação em Pedras de Fogo, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

Foto: Divulgação

Captura de tela 20230215 125712 - GESTORES MAIS QUERIDOS: Manoel Júnior atinge 77,3% de aprovação em Pedras de Fogo, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

Foto: Divulgação

Pedras de Fogo foi desligada de Pilar pela Lei Estadual nº 10, de 06 de agosto de 1860, passando à categoria de Vila. A história de Pedras de Fogo, no entanto, teve um rumo turbulento, em razão de conflitos políticos e administrativos entre as classes representativas locais. Essas questões motivaram a extinção da Vila, em 1896, quando o mesmo foi incorporado ao Município de Cruz do Espírito Santo. Dois anos depois, ocorreu um processo inverso, passando Espírito Santo a pertencer a Pedras de Fogo, pela Lei Estadual nº 125.

A Emancipação Política do Município de Pedras de Fogo ocorreu no dia 05 de maio de 1953. No ato da emancipação o município era constituído de 2 distritos: Pedras de Fogo e Caaporã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 3130, de 27-12-1963, desmembra do município de Pedras de Fogo o distrito de Caaporã, se elevando à categoria de município.

Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em cirurgia geral pelo Hospital Getúlio Vargas, Manoel Júnior foi prefeito de Pedras de Fogo por três mandatos, deputado estadual da Paraíba, vice-prefeito de João Pessoa em duas ocasiões e três mandatos consecutivos de deputado federal.

A última passagem do Prefeito como gestor de Pedras de Fogo foi em 2000, sendo reeleito e deixando o cargo em 2002 para se tornar Deputado Federal pela primeira vez. Em 2020 Manoel voltou a disputa pela prefeitura, enfrentando o sobrinho do atual Prefeito, Dedé Romão, e vencendo a eleição pela quarta vez com 52,03% dos votos.

Nas últimas eleições, o Prefeito, apoiou para a Assembleia, o Deputado Anderson Monteiro (MDB), na disputa para a Câmara o nome foi Ruy Carneiro (PSC), no Senado Bruno Roberto (PL) e na briga pelo Governo, o Prefeito ficou ao lado de Veneziano Vital no primeiro turno e de Pedro Cunha Lima no segundo.

Todos os candidatos tiveram ótima votação na cidade, se destacando a grande votação que Pedro teve no segundo turno, criando uma vantagem considerável sobre o Governador João Azevêdo, angariando quase 10 mil votos.

PEDRAS DE FOGO APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO
GOVERNADOR VENEZIANO VITAL / PEDRO CUNHA LIMA 5.425 / 9.965
SENADOR BRUNO ROBERTO 5.059
DEPUTADO FEDERAL RUY CARNEIRO 4.683
DEPUTADO ESTADUAL ANDERSON MONTEIRO 3.529

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.