Defesa Civil intensifica monitoramento de áreas de risco após alerta do Inmet

0

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em prontidão, monitorando as áreas de risco da Capital, após o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteologia (Inmet), nesta quinta-feira (2), com validade até as 10h da sexta-feira (3).

“Seguimos com nosso trabalho preventivo e reforçamos a atenção nas áreas de risco. No entanto, até o momento, o maior índice pluviométrico registrado foi no Centro, com 6,8mm nas últimas 24 horas. Ou seja, choveu muito pouco e não houve transtornos a infraestrutura urbana”, disse o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.

De acordo com a previsão do Inmet, pode chover entre 30mm a 60mm por hora, podendo chegar a 50mm a 100mm em 24 horas, com ventos intensos variando de 60 a 100km/h, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A orientação da Defesa Civil é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, tomando, ainda, cuidados básicos com aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Dados pluviométricos – Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros com maior índice de chuvas nas últimas 24 horas (até as 12h desta quinta-feira) foram o Centro, com 9,4mm; seguido de Manaíra, com 8mm; e Tambauzinho, que registrou 6,8mm.

Como acionar – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24h. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.