Amigos, convidados e autoridades estiveram presentes – e em modo virtual – na solenidade de entrega do Título de Cidadão Pessoense ao diretor Financeiro da Itaipu Binacional, André Pepitone da Nóbrega. Uma das maiores autoridades do setor energético do país, Pepitone se emocionou ao falar da honra e orgulho de receber esta homenagem. “Não tive a ventura de nascer na Paraíba, mas tenho ligações familiares muito fortes com o estado. Sou de Pombal, no Sertão e frequentei a vida inteira João Pessoa. Ser reconhecido agora pela nossa capital traz uma alegria muito grande”, destacou.
Em seu discurso, Pepitone destacou sua atuação como servidor público desde os anos 2000, especialmente à frente do setor energético do país, em particular os anos à frente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), porém, mais que isso, ele lembrou do valor sentimental deste título. “Mais do que uma distinção ou um título de honra, esta homenagem será para mim um permanente estímulo ao trabalho, ao amor por esta terra e, sobretudo, à lisura na condução da coisa pública”, comentou em seu discurso na Tribuna da Casa Napoleão Laureano.
Pepitone dedicou um agradecimento especial ao vereador Bruno Farias, autor da propositura e se comprometeu a honrar a memória de João Pessoa e trabalhar em prol do desenvolvimento econômico, humano e social dessa região. “Vamos em frente rumo a um futuro melhor, na certeza de que vale a pena trabalhar por João Pessoa, pela Paraíba e pelo nosso Nordeste”, completou.
Propositora – Bruno Farias explicou sua intenção em homenagear André Pepitone. Segundo ele, foi um “capricho do destino” o engenheiro ter nascido em Maceió, já que seu pai é paraibano de Pombal, morada de Pepitone na infância e adolescência. “André nunca negou suas raízes, ao contrário, a vida inteira fez questão de exaltar a sua paraibanidade”, acrescentou.
O parlamentar lembrou que a Paraíba já agraciou Pepitone com o Título de Cidadão Paraibano e Campina Grande, Santa Luzia e Pombal também já lhe conferiram cidadania. “Você, todos sabemos, já escolheu João Pessoa como mãe e como terra amada, mas, hoje, é João Pessoa que te escolhe como filho querido”, finalizou.
Carreira — André Pepitone é engenheiro civil pela Universidade de Brasília — UnB, especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Entre agosto de 2018 e maio de 2022, exerceu o cargo de diretor-Geral da ANEEL, agência reguladora do Setor Elétrico. Foi diretor da ANEEL por dois mandatos consecutivos de quatro anos, entre agosto de 2010 a agosto de 2014 e entre agosto de 2014 a agosto de 2018.
É membro efetivo do conselho diretivo da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, entidade que reúne 27 Agências reguladoras de 20 países da Ibero-América. Exerceu a presidência da ARIAE entre 2018 e 2022 e a vice Presidência entre 2015 e 2018. Entre outubro de 2020 e maio de 2022 foi vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR. Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.
Pepitone também possui vasta experiência em participação em eventos e palestras internacionais sobre o setor de energia e tecnologias sustentáveis. A lista de eventos inclui participação em conferências e reuniões em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos. Com amplo conhecimento sobre os aspectos regulatórios, políticas de descarbonização, inovações no setor elétrico e mobilidade elétrica e experiência em eficiência energética, redes inteligentes e tecnologias sustentáveis, suas participações em eventos internacionais demonstram sua relevância e destaque no setor de energia.