Em João Pessoa-PB, sexta-feira (31), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) convida os dirigentes, para uma ampla discussão democrática que será realizada no auditório do Hotel wictory na Avenida Almirante Tamandaré 310 as 14 hs, Praia de Tambaú João Pessoa/PB, com a participação dos presidentes de sindicatos e federações e ainda quem tenha interesse no assunto, para debater sobre a última versão de um documento que trata de uma possível reforma sindical apresentado pelo coordenador do Fórum das Centrais.
A NCST, após várias reuniões com sua diretoria e estaduais, se coloca contra a proposta nos termos apresentados.
“O objetivo geral das conversas estaduais é construir um documento que permita abrir um diálogo ‘democrático real’ entre todas as entidades sindicais, sem prejudicar ninguém. A Nova Central Sindical de Trabalhadores, quer esclarece as bases sobre o quão nefasto é esse ante projeto, que caso avance trará prejuízos para sindicatos, federações, confederações e, especialmente, as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros”, enfatizou Moacyr Auersvald, presidente interino da Nova Central Sindical de Trabalhadores Nacional -NCST.
A princípio, Moacyr Auersvald e o assessor jurídico da NCST, Cristiano Meira, vão percorrer 09 capitais nordestinas e uma capital do Norte, Belém do Pará, com as rodas de conversa que também vão debater as reais prioridades do sistema confederativo e da classe trabalhadora.
“Precisamos da unidade e do apoio de todos por onde vamos passar. Desde agora já conto com cada companheiro, companheira, na divulgação e a presença no seu estado. Temos que barrar o avanço desse projeto e focar no mais importante, que é rever a Reforma Trabalhista.
A gente vem de uma reforma extremamente voraz, que arrancou direitos que consideramos cláusulas pétreas na legislação trabalhista, e precisamos focar nisso”, disse Moacyr, presidente da NCST/Nacoional.
Importante destacar, ainda, que essa maratona está sendo apoiada pelas entidades sindicais filiadas à NCST: Confederações (CNTI, CSPB, CNTTT, CNTEEC E CONTRATUH), Federações e Sindicatos, bem como pelo FST – Fórum Sindical de Trabalhadores.
Sua participação é importante tralhador e sindicalista, defendemos a autonomia sindical, liberdade sindical, garantia da negociação coletiva na forma do Sistema Confederativo, Sindicato, Federação e Confederaçao.