Quero Você Eleita mobiliza lideranças femininas na Paraíba pela criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia

0

Quero Você Eleita, laboratório de inovação política que trabalha para potencializar lideranças femininas nas esferas de poder, promoverá agenda institucional no próximo dia 26 de abril com instituições, organizações e lideranças femininas em João Pessoa-PB.

O encontro tem como objetivos principais fomentar a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia do Estado da Paraíba e debater alternativas à Proposta de Emenda Constitucional 09/2023, que propõe a extensão da anistia dos partidos políticos que não destinaram verbas para mulheres e negros nas eleições de 2022. Entre as presenças já confirmadas estão a Deputada Estadual Danielle do Vale e a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A agenda será composta de um almoço no Restaurante IOCA, no Hotel BA’RA, que será seguido por uma reunião de trabalho conjunta. Estão sendo convidadas as seguintes instituições e organizações: Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Deputadas Estaduais, lideranças municipalistas, Grupo Mulheres do Brasil, Central Única das Favelas, dentre outras instituições e organizações.

Na sequência do encontro, Quero Você Eleita mobiliza o grupo para levar ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Deputado Estadual Adriano Galdino, a proposta de criação da Procuradoria da Mulher, estrutura considerada fundamental para dar encaminhamento a denúncias de violência contra mulheres, que já foi criada em 16 estados e no Congresso Nacional.

Sobre a PEC da Anistia, Quero Você Eleita propõe a criação de uma Mesa de Negociação para garantir alguma compensação em favor das mulheres e negros, já que muitos deles saíram endividados e desestimulados das eleições do ano passado por não receberem os recursos prometidos pelos dirigentes partidários.

A Cofundadora da Quero Você Eleita, Gabriela Rollemberg, aproveitará o encontro em João Pessoa, para falar da Campanha Seja Semente da Paz na Política. No ano passado, a iniciativa foi abraçada por três candidatas à Presidência da República: Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

A iniciativa é uma realização da startup de impacto social, que funciona como um Laboratório de Inovação Política para impulsionar as mulheres nos espaços de poder. “Muitas mulheres têm inovado o fazer político atuando de maneira suprapartidária. Impulsionadas por causas e propósitos comuns, atravessam as fronteiras dos partidos para criar alianças não consideradas pela política convencional” afirma a Cofundadora da QVE, advogada e cientista política, Gabriela Rollemberg.

Quero Você Eleita – Edição Paraíba será mais uma oportunidade para lideranças femininas compartilharem saberes, construindo redes colaborativas e bandeiras suprapartidárias. Esta edição conta com apoio da Dome Ventures, primeira CVB GovTech do país, e parceiros nacionais e locais: Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Grupo Mulheres do Brasil, Observatório de Violência Política contra a Mulher, Elas no Poder, e Elas Pedem Vista.

Serviço
Contato da Coordenação Executiva
Jordanna Sá Barreto (71) 99249-4464

Sobre Quero Você Eleita
Fundada em 2020, Quero Você Eleita (QVE) é uma startup de impacto social que funciona como laboratório de inovação política que conecta saberes e iniciativas com o propósito de fortalecer a representatividade feminina na política brasileira. O grupo já contribuiu com a campanha de mais de 200 mulheres. Entre as realizações, estão palestras e eventos, consultorias coletivas e individuais acessíveis, com a contribuição de grandes especialistas das áreas jurídica, política, de comunicação e marketing do país. Há também o TED alike “Por que quero mulheres eleitas?”, realizado por Gabriela Rollemberg, cofundadora da QVE, advogada e cientista política.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.