A Mostra Maternidade Real teve início no último dia de 16 deste mês e acontece, de forma online, até o dia 21 de maio. A Mostra nasce para promover acesso a filmes e diálogos sobre temas relacionados às maternidades que são experimentadas em diferentes realidades, como forma a resistência à maternidade compulsória.
A maternidade é vista como uma função social com forte impacto na sociedade e com uma representação romantizada, que provoca expectativas e frustação, além de contribuir com a sobrecarga física e mental das mulheres.
Confira um pouco mais sobre os filmes em cartaz:
🎬Brincar das crias (BA) – 33’21”
Realização: Kutano Filmes
Sinopse: O documentário conta a história da criação do projeto Facul das Crias – Brinquedoteca e Roda de Conversa, vinculado à Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Malês (São Francisco do Conde, BA).
🎬 A Busca do Eu e o Silêncio (PR) – 20′
Direção: Giuliano Robert
Sinopse: O primeiro contato que Márcia teve com uma pessoa surda, foi com seu filho Giuliano. Em “A Busca do Eu e o Silêncio”, do diretor surdo Giuliano Robert, conhecemos a trajetória de sua mãe ao criar uma ponte entre o som e o silêncio, em um país onde a população de 10 milhões de pessoas surdas ainda é invisibilizada.
🎬 Mamãe (BA) – 19’16”
Direção: Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
Sinopse: Lá fora, o fim do mundo. Aqui dentro, Rafaela é mãe.
🎬 Rebento (BA) – 17’
Direção: Vinicius Eliziário
Sinopse: zói, ao saber da gravidez de sua namorada, desata em si, sentimentos suspensos. pedro, só queria terminar o desenho de sua família.
➡️ Eles estão disponíveis até 21/05, no link a seguir:
➡️ Dia 21/05, as 15h, teremos uma roda de conversa com representantes dos filmes, no link a seguir:
https://www.youtube.com/live/ssVaCi6n3vY?feature=share
Com os convidados:
Pedro Nguvu (Brincar das crias)
Márcia Cristina Robert (A busca do Eu e o silêncio)
Hilda Lopes Pontes (Mamãe)
e Mediação por Luciana Oliveira