Colégio GGE explica benefícios da psicomotricidade na Educação Infantil
De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade, esse termo é usado para designar “uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização”.
No Colégio GGE, as aulas de psicomotricidade fazem parte do currículo escolar e são direcionadas para crianças do Ensino Infantil, que estão na faixa de um a três anos.
Os benefícios da psicomotricidade na Educação Infantil estão relacionados ao desenvolvimento motor da criança, no ganho de autonomia em atividades do cotidiano e até em mais independência na hora de se alimentar e em hábitos de higiene pessoal.
Essas aulas são orientadas por professores de educação física com especialização na área, que aplicam atividades de psicomotricidade ampla, para a sustentação corporal, e psicomotricidade fina, que trabalham movimentos mais refinados e pela destreza.
Os pais dos alunos têm percebido diferenças nas crianças. “Nós recebemos feedbacks das famílias, através da nossa plataforma de comunicação, o V4, e também através dos nossos projetos, nos quais convidamos os pais para vivenciarem uma aula junto com os nossos alunos”, disse Tamires Marques, coordenadora de esportes do Colégio GGE.
No GGE, as crianças são incentivadas à prática esportiva a partir dos quatro anos
A partir dos quatro anos de idade as crianças iniciam a prática de atividades físicas.O GGE adota, como direcionamento, o “cuidado” para que a prática seja inclusiva, para que todos possam ter boas experiências nos esportes e que não sejam excluídos devido à performance individual.
Dentre as 13 práticas esportivas oferecidas pelo GGE, em João Pessoa, os alunos podem escolher entre futsal, vôlei, balé, dança, ginástica, judô e xadrez. Essas modalidades são oferecidas tanto no Programa Esportivo (que são as escolinhas), como no Turno Complementar (Integral), de acordo com programação específica para cada idade.