Cresce demanda por unidades compactas no mercado imobiliário no país; João Pessoa tem excelentes oportunidades
O mercado imobiliário na cidade de João Pessoa, na Paraíba, está em plena ascensão, atraindo tanto investidores quanto compradores em busca da casa própria. A cidade, que já era conhecida por suas belas praias e clima agradável, vem ganhando cada vez mais destaque como um dos pólos de investimento imobiliário no país, notadamente no Nordeste brasileiro.
O aquecimento do mercado é impulsionado por diversos fatores, sendo o turismo um dos principais motores desse crescimento, além do estado como um todo estar atraindo empresas dos mais variados setores. Segundo o diretor comercial da Construtora Albatroz, José Nunes, com a indústria do turismo em forte e constante expansão, João Pessoa vem se firmando como um destino cada vez mais popular entre os viajantes que também estão percebendo um oásis de oportunidades imobiliárias por aqui.
A tendência nacional do aumento da busca por imóveis compactos, que já se manifestava na capital Paraibana em função da demanda permanente pelos aluguéis por temporada alavancada pelo turismo pujante, é um ponto a ser observado com cuidado, sinaliza Nunes. Segundo apontam pesquisas de mercado, revela o diretor comercial da Albatroz, o valor do metro quadrado de unidades compactas subiu 7% em um ano, bem acima de imóveis com 2, 3, ou 4 quartos. Apenas no primeiro semestre deste ano, os imóveis compactos em João Pessoa registraram um aumento médio de 3,05% no metro quadrado. Mas, de acordo com Nunes, ainda assim é um cenário que tem chamado a atenção em termos de oportunidades em comparação com outras localidades no Brasil e também no Nordeste.
O diretor comercial da Albatroz lembra ainda que a capital paraibana tem sido chamada de “a bola da vez” no Nordeste, não só para quem quer investir no mercado imobiliário, mas pelo fato da cidade registrar potencial de crescimento significativo, seja para quem busca uma casa própria, para investidores interessados ou até em fundos imobiliários. A relação entre custo e benefício ainda é muito favorável, afirma José Nunes, revelando que as vendas de unidades compactas têm muito mais velocidade, com empreendimentos sendo lançados com mais de 50%, ou mais, vendidos.
José Nunes revela que estudos estatísticos e de acompanhamento feitos pela Construtora Albatroz em parceria com Lançar 21, plataforma omnichannel de gestão imobiliária, mostram que o comportamento desse mercado em João Pessoa tem ficado cada vez mais alinhado com o mercado nacional e que, por isso, as oportunidades atuais devem ser agilmente aproveitadas. Outra análise feita por José Nunes tem relação com o cenário de crescimento econômico e a atual trajetória de queda da taxa de juros no país, que reforçam ainda mais a tendência de rápida valorização do metro quadrado. Em ambos os casos, complementa Nunes, são sinais de que as oportunidades atuais devem ser fortemente consideradas, tanto para o comprador da casa própria quanto para investidores.
José Nunes finaliza salientando mais uma vez o potencial do mercado imobiliário da capital paraibana: “João Pessoa é hoje a escolha mais inteligente para investidores e fundos imobiliários, oferecendo um cenário verdadeiramente propício para o crescimento patrimonial”.