Além de belas paisagens, João Pessoa possui locais que fazem parte da memória afetiva de todo o país
Além de belas paisagens, João Pessoa possui locais que fazem parte da memória afetiva de todo o país
Capital paraibana também já foi destaque no filme “O Auto da Compadecida”, servindo de cenário para um dos filmes mais importantes do cinema nacional
Cidade de belas paisagens, gastronomia encantadora e artistas renomados, João Pessoa, que cada vez mais tem se estabelecido como um dos destinos mais procurados do país para morar ou turistar, tem uma riqueza histórica singular.
A capital paraibana agrega vários espaços históricos – alguns deles mais populares, como o Farol do Cabo Branco – e outros menos conhecidos, mas de igual importância e relevância para a cidade, como a fazenda Boi Só, local onde o icônico filme “Auto da Compadecida” foi gravado.
Hotel Globo
Próximo onde a capital paraibana começou, encontra-se um dos pontos turísticos mais famosos, o Hotel Globo, onde se pode ver um dos pores do sol mais bonitos da cidade.
Datado do início do século XX, o hotel é um ícone do cenário histórico de João Pessoa e proporciona uma experiência única que combina o charme do passado com as comodidades contemporâneas. Com acesso gratuito, o horário de visitação é das 08h às 17h, aberto todos os dias.
Igreja São Francisco
Outro ponto histórico importante da cidade é a Igreja de São Francisco. Datada do século XVIII, o local é considerado patrimônio cultural, reflete a arquitetura barroca e apresenta em sua parte externa e interna os famosos azulejos portugueses. A igreja tem talhas douradas e contribui para oferecer uma atmosfera de devoção e arte sacra.
A Igreja de São Francisco é aberta para visitação de terça a sábado, das 9h às 16h, e domingo, das 9h às 15h. O ingresso custa R$12 inteira e R$6 meia.
Farol do Cabo Branco
Erguido para simbolizar o ponto mais oriental das Américas, o Farol do Cabo Branco é um dos pontos turísticos mais simbólicos de João Pessoa. Construído na década de setenta, com forma triangular única no país, o Farol está na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros da Ponta do Seixas, e sinaliza onde o sol nasce primeiro.
Sua forma é em homenagem ao sisal, planta que representa um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba. O local é aberto para visitação.
Fazenda Boi Só
Existe um espaço muito marcante e especial que não é tão popular nos roteiros turísticos da capital paraibana e, até mesmo, pouco conhecido entre os moradores da cidade: a Fazenda Boi Só.
Localizado no Bairro dos Estados, local que dá fácil acesso a outros pontos da cidade e agrega a tranquilidade de ser um bairro antigo da capital, a Fazenda Boi Só é uma rica herança agrícola e histórica da região. Seu nome teve origem na interpretação errônea do nome de seu primeiro proprietário, o francês Boisôt.
No ano de 1980 o sobrado e a capela foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) como patrimônio histórico e, em 1998, a Fazenda serviu como locação de um dos filmes mais icônicos do cinema brasileiro,“O Auto da Compadecida”, servindo como cenário da Fazenda do Major Antônio Morais, o pai de Rosinha.
Mas em 2008 foi autorizada a transformação do local da Fazenda em um condomínio residencial, que ocupou toda a área verde, restando apenas os espaços sinalizados como patrimônio histórico. Quem deseja conhecer a Fazenda Boi Só pode entrar em contato através do email [email protected] , informando a data da visita, os nomes e dados completos dos visitantes.
Floresta Branca no Bairro dos Estados
O mesmo bairro que oferta à cidade de João Pessoa o monumento tão belo da Fazenda vai receber, em breve, uma série de novos projetos com conceitos inovadores. A Bauten Desenvolvimento Imobiliário, construtora com mais de 20 anos de mercado, junto com seus parceiros A4M e Trinus, que já lançaram variados empreendimentos na capital paraibana, vão estrear, no Bairro dos Estados, a linha “Floresta Branca”, um novo conceito de imóveis com foco nos pilares ambiental, social e cultural.
Floresta Branca (tradução livre da palavra tupi “Caatinga”) foi título de uma exposição realizada pelas três empresas entre o final de 2022 e início de 2023. A mostra apresentou o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional, tendo marcado o calendário paraibano e potencializado a força da marca no estado.
Dessa forma, a linha vai trazer para o mercado projetos com os mesmos sentimentos que “florescem” neste Bioma: adaptação, diversidade, resiliência e beleza.
Para mais informações sobre a Floresta Branca, acompanhe as redes sociais da Bauten (www.instagram.com/bautenbrasil) e acesse o site oficial www.bauten.com.br.