Foi aberto nesta na terça-feira (19), o período para que novos alunos possam realizar a pré-matrícula na rede estadual de ensino da Paraíba. O prazo estende-se até o dia 29 deste mês. Após a demonstração de interesse, haverá uma confirmação presencial entre os dias 3 e 26 de janeiro. Os estudantes poderão escolher até cinco escolas, com ordem de preferência, além de optar pelo nível de Ensino (Infantil, Fundamental ou Médio). Este cadastro deverá ser feito pelos estudantes novatos que vêm de escolas municipais, privadas ou federais.
No próximo ano, o cronograma de matrículas seguirá a ordem:
-
Veteranos que vão continuar na mesma escola estadual;
-
Veteranos que vão mudar de escola estadual;
-
Novatos em escola da rede estadual.
Remanejamento Interno
O ato de remanejamento interno dos estudantes veteranos deve ser feito pelos pais, mães ou responsáveis, com exceção dos que já têm 18 anos ou mais. Durante o procedimento, o estudante deverá realizar uma atualização cadastral, confirmando a escola em que já estuda. É importante lembrar que todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino precisam realizar este procedimento.
Como funciona?
O primeiro passo de acesso ao sistema é a criação de uma conta. Após isso, o estudante maior de 18 anos poderá preencher as informações solicitadas relacionadas aos dados educacionais para solicitação da pré-matrícula. O mesmo acontece com os pais, mães ou responsáveis. Após a criação da conta, é possível solicitar a pré-matrícula.
Remanejamento Externo
A etapa de remanejamento externo garante ao estudante da Rede Estadual de Ensino a mudança entre escolas da própria Rede. Este processo ficará disponível aos estudantes entre os dias 12 e 18 de dezembro. Durante o processo de solicitação de remanejamento externo, os estudantes poderão escolher até cinco escolas, com ordem de preferência, para quais desejam ser transferidos. Para realizar o remanejamento externo, também é necessário acessar o site oficial e preencher o cadastro. Neste processo, é necessário ter em mãos a Declaração de Transferência, para estudantes de outras escolas da rede estadual de educação.
Efetivação
A confirmação das matrículas dos estudantes será realizada pelas próprias escolas. Os estudantes poderão acompanhar o andamento da pré-matrícula pelo mesmo site. Após o preenchimento das informações, os estudantes receberão um e-mail, informando que a pré-matrícula foi confirmada.
Confirmação presencial
Após o recebimento do e-mail, os estudantes precisarão se dirigir presencialmente à secretaria da escola para realizar a entrega da documentação necessária para confirmar a matrícula, a partir de 03 de janeiro de 2024 até 26 de janeiro de 2024.
Os documentos são:
-
Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
-
Declaração de Transferência, para estudantes de outras redes de ensino; Histórico Escolar, para estudantes de outras escolas estaduais e outras redes de ensino;
-
Cópia do Comprovante de Residência;
-
Cópia do Cartão de Vacinação atualizado;
-
Cópia do RG e CPF;
-
Cópia do Cartão do Bolsa Família, para os estudantes que recebem o benefício social;
-
Cópia dos Laudos Médicos, para estudantes com deficiência ou com restrições alimentares.
Apoio nas escolas públicas estaduais
De acordo com a secretaria de educação do estado, as escolas da Rede Estadual de Ensino, durante o horário de funcionamento, deverão disponibilizar laboratórios, bem como apoio técnico, para orientar e auxiliar estudantes ou seus pais/mães/responsáveis, que por ventura não tenham acesso à internet ou enfrentem dificuldades de conexão para realizar as matrículas em todas as modalidades.
Dúvidas sobre o procedimento e funcionamento da página oficial devem ser sanadas por meio de ligação para o telefone (83) 3142-0439.