A Prefeitura Municipal de João Pessoa iniciou uma investigação para apurar o envenenamento de gatos que ocorre no cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados. A denúncia foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela Coordenação de Políticas de Bem-Estar Animal e Ambiental do município.
A equipe comandada pelo diretor Italo Oliveira realizou, primeiramente, o mapeamento do cemitério para entender quais eram os locais que eram prejudiciais aos gatos. E também como eles se movimentavam e viviam no local. Além disso, os integrantes da coordenação levantaram informações para tentar encontrar o responsável pelos atos.
A ação também serviu para cuidar dos gatos que vivem no cemitério, mapeando os animais para que possam ser castrados futuramente. Italo explica que os gatos castrados diminuem a quantidade de mais nascimentos e regulam a quantidade dos animais em estado de rua.
“É uma ação que a gente vem fazendo por toda João Pessoa, aonde nós temos mais de 30 colônias mapeadas. Já estamos executando o trabalho de castração em animais errantes em mais de 12 bairros de João Pessoa e, agora, o cemitério de Santa Catarina também será um ponto onde iniciaremos esse trabalho”, afirmou o diretor.
Envenenamento de animais é crime
De acordo com a Lei 9.605 de Crimes Ambientais, o envenenamento de animais é crime, com pena de cinco anos de reclusão. Portanto, caso a população queira denunciar qualquer ato de violência, abuso ou assassinato contra os animais, poderá denunciar qualquer atividade através do Disque Denúncia (197).
MaisPB