A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (14), para outorga do título de Cidadã Paraibana à empresária Paula Graziela Miguel Soares da Silva, pelos “relevantes serviços prestados ao estado”. O evento proposto pelos deputados Branco Mendes e Silvia Benjamin aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença da deputada Leonice Lopes, professores, diretores e funcionários do Everest Concursos,, além parentes, amigos da homenageada.
Ao justificar a homenagem, o deputado Branco Mendes, disse que é das mais justas “a uma pessoa que tem serviços relevantes prestados ao nosso Estado, que vive o dia a dia do desenvolvimento, do crescimento da Paraíba, principalmente na capital João Pessoa. “Nada é mais justo do que prestar essa homenagem a essa pessoa que tem um bom relacionamento, uma boa convivência, que tem os seus serviços prestados, que começou dentro da sua humildade, vindo lá baixo e que hoje, graças a Deus, é um sucesso de trabalho, principalmente na nossa educação de João Pessoa e da Paraíba”, disse Branco Mendes.
A deputada Silvia Benjamin, que formalizou a homenagem durante o período de licença de Branco Mendes, destacou, na justificativa do projeto de lei, que Paula Graziela Miguel Soares da Silva é nordestina, pernambucana, mulher e negra, e que enfrentou as barreiras sociais e diversas dificuldades de acesso aos estudos, passando até mesmo pela situação de fome acarretada pela situação de extrema pobreza que viveu. “Ela nunca permitiu que o racismo ou o machismo se impusessem diante dela, sempre lutando pelo sustento de sua família”, disse.
A professora e perita criminal Gabriela Nóbrega, falou em nome dos servidores do Everest Concursos, destacando a gratidão de todos pela merecida homenagem do Poder Legislativo a Paula Graziela. “É uma imensa gratidão que nós temos, mas também uma grande felicidade pelo reconhecimento de tudo que Paula faz. Paula realmente é uma mulher à frente do seu tempo. Uma mulher guerreira, empreendedora, e que muito fez pela educação, principalmente voltada para os concursos aqui no estado da Paraíba. “Nós, professores e funcionários, nos sentimos também agraciados com essa homenagem que acaba respingando positivamente em todos nós, funcionários, amigos, que ficamos muito felizes com todas as vitórias da Paula. Essa homenagem significa, também, um pouquinho a vitória de todos os seus funcionários”, acrescentou.
A empresária Paula Graziela manifestou sua “imensa gratidão” à Assembleia Legislativa revelando que o título de Cidadania Paraibana era um desejo antigo. “Na verdade, era o que eu sonhava muito, porque eu sou muito feliz aqui. E hoje me faltam até as palavras de tanto sentimento que está aqui dentro, sabe? Realmente é só gratidão e seguir firme aqui, contribuindo com a sociedade, com as pessoas e tornando esse sonho um caminho de muita felicidade. Estou muito feliz por agora ser reconhecida por paraibana de fato e de direito”, disse.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Paula Graziela Miguel Soares da Silva é natural de Cabo de Santo Agostinho (PE), filha de Maria José Soares e Antônio Miguel da Silva. Chegou na Paraíba, há mais de 20 anos, acompanhando sua irmã que aportou em João Pessoa para trabalhar no Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Atua como empresária e empreendedora aguerrida no setor da educação paraibana, tendo contribuído para a formação de diversas pessoas que buscam um cargo público.
É sócia administradora do Everest Concursos, empresa que acumula nas redes sociais mais de 48 mil seguidores no Instagram, ofertando atendimento presencial e on-line. O Everest Concursos, localizado à rua João Bernardo de Albuquerque, 113, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, recebe alunos de todos municípios paraibanos e já concedeu centenas de bolsas de estudos nos últimos anos, cumprindo sua função social de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica a acessarem os mais diversos cargos públicos e colabora com vários alunos que precisam realizar provas em outros estados da Federação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Ceará e Rio Grande do Norte, dentre outros.
Agência ALPB