A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-fera (14), título de cidadania paraibana ao Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, pelos relevantes serviços prestados ao estado. A solenidade aconteceu no navio da Marinha ‘Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico’ e reuniu diversas autoridades.
A homenagem foi proposta pelo deputado Jutay Meneses. “A Assembleia Legislativa prestigia um grande nome, além do comandante Olson, o Almirante da nossa Marinha Brasileira, prestigiamos também todos os marinheiros, todos os oficiais da Marinha, todo o corpo das Forças Armadas que tanto se dedicam à nossa pátria. Aqui na Paraíba não é diferente. A Paraíba é muito bem servida pela Marinha Brasileira”, ressaltou Jutay Meneses.
O deputado João Gonçalves destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também uma responsabilidade de atuar e defender a Paraíba e os direitos dos paraibanos.
“A Assembleia se sente orgulhosa por estar concedendo essa honraria de filho da Paraíba. É nítida para nós que a honraria entregue ao Almirante é merecida. Quero que, a partir de hoje, o homenageado sinta-se Paraibano. A Marinha toma conta de tudo, do oceano, da parte interna também, de tantas coisas. São muitos serviços relevantes prestados”, disse João Gonçalves.
O deputado federal Damião Feliciano ressaltou que, ao longo de toda a trajetória, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen sempre dedicou especial atenção à Paraíba em todos as funções desempenhadas por ele. “Não sendo diferente no momento em que ocupa o mais importante posto em sua trajetória, o de Comandando da Marinha do Brasil. Sem dúvida, será uma honra para todos os paraibanos ter como cidadão do nosso estado”, disse.
Emocionado, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen destacou a gratidão pelo estado. “Um privilégio para a Marinha do Brasil e uma honra para mim em particular receber o título de cidadão paraibano. O estado, como outros que compõem o litoral brasileiro, tem muito da sua vida ligada às coisas do mar. Nós temos um patrimônio mensurável, abrigado nas nossas águas, e a Marinha tem por dever monitorar e proteger essas riquezas, que são em última instância da sociedade”, disse o homenageado.
Sobre o homenageado:
Marcos Sampaio Olsen é um almirante de esquadra brasileiro, atual comandante da Marinha do Brasil. Ingressou na marinha em 1979, sendo declarado guarda-marinha em 1982. Comandou o navio varredor Atalaia e o submarino Tapajó e atuou como imediato no submarino Tamoio e porta-aviões São Paulo.
Em 2011, Olsen foi promovido a contra-almirante e assumiu diversos postos na marinha. Em dezembro de 2017, foi encarregado da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, órgão responsável pelo planejamento e coordenação de todas as atividades ligadas ao desenvolvimento da tecnologia nuclear da instituição.
Em 30 de dezembro de 2022, o então presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro nomeou Olsen como comandante da marinha, oficializado no dia 5 de janeiro de 2023 sob presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.
Agência ALPB