“O Conde vem crescendo, se desenvolvendo e ter a participação da população em momentos como este das plenárias do Orçamento Democrático Municipal, tem sido essencial para essa grande mudança em nossa cidade. O diálogo é a chave de tudo e ter o povo junto à gestão tem sido nosso diferencial”. Com estas palavras a prefeita de Conde, Karla Pimentel participou junto aos secretários, gerentes e moradores das comunidades que fazem parte da 1ª Região Geoadministativa, da primeira audiência pública do Orçamento Democrático Municipal, realizada na noite da última quarta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo da Pousada de Conde.
Serão quatro audiências públicas, onde a população pode fazer suas reclamações e reivindicações e ainda escolher quais são as principais prioridades de sua região para que a gestão encaminhe os investimentos públicos que serão inseridos na LOA de 2025. Em cada audiência, são escolhidas três prioridades para cada Região Geoadministrativa.
Ainda durante a plenária, a prefeita fez a entrega de uma nova ambulância, fruto de uma emenda da senadora Daniella Ribeiro e uma máquina moto niveladora patrol, enviado pelo DNOCS, através do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Também foi feita a prestação de contas em relação prioridades elencadas na audiência de 2023, onde a prefeita destacou a Reforma da Unidade da Saúde da Família da Pousada de Conde, as pavimentações na Pousada, Caxitu e Mituaçu, a nova caixa d’água de Terras Belas e anunciou que o projeto da Praça Pública da Pousada está entrando no processo de licitação, além do projeto de iluminação pública em led para toda a região.
Moradora da Pousada e liderança local, Mãe Giselia ressaltou a importância da participação no ODM. “São momentos como este onde podemos fazer nossas reivindicações e também agradecer. Ano passado, uma das prioridades foi a saúde e hoje temos nossa USF toda reformada, climatizada e com uma farmácia que facilita o nosso acesso aos medicamentos necessários”, disse.
A Gerente Executiva do ODM, Fabiana Ferreira, disse que “as plenárias são espaços para fortalecimento do diálogo com a população”. “Temos uma ferramenta muito importante e é a partir deste diálogo que a gestão em conjunto com a população direciona os investimentos públicos que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores de cada comunidade”, afirmou.
Fazem parte da 1ª Região Geoadministrativas, as seguintes comunidades: Águas Turvas, Amparo, Caxitu do Alto, Caxitu de Baixo, Mituaçu, Pousada, São José e Terras Belas. A próxima plenária será realizada no dia 22 de maio (quarta-feira), na Colônia dos Pescadores em Jacumã.