A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anunciou, nesta segunda-feira (8), o lançamento do concurso “Desafio Nota 1000”, que chega à sua quinta edição com o tema “Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal: Estratégias para Conscientização e Engajamento da Comunidade”. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o concurso busca estimular a escrita de redações entre os alunos do ensino médio da rede pública estadual e promover discussões sobre temas relevantes para a sociedade. Os cinco estudantes com as maiores notas serão premiados com iPhones.
Para participar, os estudantes devem enviar suas redações por meio de um formulário online disponível no link bit.ly/EnviosDN1000, preenchendo todos os campos solicitados. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e com frequência ativa nas turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas públicas estaduais, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em níveis equivalentes ao ensino médio. Os professores atuarão como orientadores, auxiliando os alunos na produção e avaliação dos textos. Não há limite de participação por escola, incentivando a inclusão de todos os estudantes no concurso.
Criado em março de 2020, o Desafio Nota 1000 é uma iniciativa que visa preparar os estudantes para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incentivando a reflexão sobre questões sociais, culturais e tecnológicas. Entre os objetivos do concurso estão a promoção do estudo de temas de cunho social, o engajamento dos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino e a identificação e reconhecimento dos melhores textos produzidos pelos alunos da rede estadual. Além disso, o concurso busca colaborar para o avanço acadêmico dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento das competências exigidas pelo Enem.
O cronograma do “Desafio Nota 1000 – 5º tema” prevê que, após a divulgação do concurso, entre os dias 8 e 15 de julho, as escolas devem promover discussões sobre a temática proposta, com orientação dos docentes e produção das redações pelos alunos. O período de envio das redações será de 13 a 15 de julho, e os resultados preliminares serão divulgados no dia 23 de julho. Os estudantes poderão interpor recursos nos dias 23 e 24 de julho, e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 26 de julho. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em agosto.
Ainda de acordo com o edital, os textos serão avaliados com base nas cinco competências exigidas pelo Enem: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, utilização de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção. O edital destaca, ainda, que é essencial que os textos sejam inéditos e autorais, e que atendam aos critérios estabelecidos no regulamento do concurso. Os prêmios serão dispostos da seguinte forma: 1º lugar – 01 Iphone 8 Plus 64GB; 2º, 3º, 4º e 5º lugares – 01 Iphone XS 64GB.
“Por meio dessa parceria com a Sefaz, poderemos formar cidadãos mais comprometidos com a pauta fiscal, que compreendam, em sentido amplo, o destino dos tributos e as formas de interferir sobre eles no dia a dia. Levar esse tema para as escolas, além de contribuir para a formação integral do estudante, também colabora para potencializar a capacidade interpretativa e argumentativa desse público, cujo interesse é chegar ao ambiente universitário por meio do Enem, percorrendo as atividades de leitura e escrita em um exame que, além do conteúdo, exige uma boa visão sobre os fenômenos sociais, nos mais diversos eixos temáticos definidos pelo MEC”, reforça o coordenador do Desafio Nota 1000, José Carlos Ribeiro.
Secom PB