A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), implantou o projeto do parlatório virtual, que proporciona aos profissionais da advocacia atendimento remoto e entrevistas com internos do sistema penitenciário paraibano. A OAB-PB é a primeira Seccional do Brasil a oferecer o sistema, que foi implantado em parceria com Secretaria de Administração Penitenciária.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que o “sistema piloto de atendimento virtual para advogados e advogadas, é uma ação inovadora, proposta pela Seccional através da Comissão de Execução Penal, para facilitar o contato e o trabalho da advocacia criminalista paraibana com os seus clientes reclusos”. O programa também tem o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do próprio sistema prisional no Estado.
“A parceria mostra que a compreensão mútuas de papéis faz com que possamos buscar novas formas de atuar conjuntamente. Somos todos membros de um mesmo sistema, cada qual com o seu papel, cada qual com a sua função, e quando compreendemos a função de todos, vivemos todos melhores”, disse Harrison Targino.
O presidente da Comissão de Execução Penal da OAB-PB, Daniel Alison, destacou que após três meses será feita uma avaliação do funcionamento do sistema. Ele também explicou que inicialmente os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, com oito atendimentos diários, agendados por e-mail e o atendimento feito pela plataforma WhatsApp.
“Também teremos mantido a possibilidade do advogado fazer o atendimento pessoalmente. O Parlatório Virtual é opcional, é um plus. A advocacia continua liberada para poder ir nas unidades prisionais de domingo a domingo. Esse projeto colocado a nossa Seccional na vanguarda da democracia criminal do Brasil”, afirmou Daniel.